Novidades

5 formas de resolver problemas no Google Chrome no seu Mac

 


Ter um Mac é sinónimo de estabilidade. O MacBook é um dos computadores mais estáveis que existem na indústria da tecnologia, pode durar vários anos ou até mesmo uma década. A durabilidade e estabilidade têm muita influência no ecossistema, a Apple desenha o hardware e também o sistema operativo e por isso tem o total controlo da forma como o mesmo é gerido. E isso cria uma sinergia interessante e produtiva.

No entanto, nem sempre as aplicações criadas por empresas externas ao sistema operativo funcionam corretamente. Todas as apps na App Store são verificadas por bugs e funcionalidades que possam impactar negativamente os utilizadores, mas o contínuo uso de aplicações pode criar alguma lentidão ou problemas.

O Chrome é o browser mais utilizado atualmente. A Google, empresa que criou o Chrome, tem também outras apps como o Drive, mas é neste browser que tem a maior parte dos seus utilizadores. E com o uso, o browser pode ficar com alguns erros.

E a pergunta é: se estes erros acontecerem, como os podemos resolver?

 

Lentidão? Limpe a cache.

Quando o Google Chrome está lento a abrir páginas, há algumas coisas que podemos fazer. A primeira é limpar a cache. Com o command+shift+backspace podemos abrir a opção de limpeza de cache. O ideal é limpar apenas a cache, e retirar a seleção de outas opções como o histórico ou as passwords guardadas.

No espaço temporal, utilize a opção desde sempre, para limpar toda a cache do browser.

 

Modo de segurança

Por vezes o problema está em algum addon que instalámos e nem nos lembramos que está lá. Poderá existir um problema de segurança ou o addon deixar pura e simplesmente de funcionar. Neste caso um bom método para diagnosticar isso é abrir o Google Chrome no modo de segurança.

Para isso, abra o Scripts Editor e coloque este script: “open -a Google\ Chrome –new –args -incognito” (sem as aspas).

Em seguida, vá ao menu e compile o script. O Chrome deverá abrir no modo de segurança. Este é um passo para utilizadores que percebem um pouco de MacOS, se não é o seu caso procure neste texto outras soluções que podem ajudar.

 

Desative extensões

Quando as extensões ou addons são pouco utilizadas, o melhor é desativar ou desinstalar. Lembre-se de fazer download apenas da loja do Google e não obter extensões ou addons por locais que não sejam oficiais, pois isso pode danificar o seu browser e pode até ser um risco de segurança.

 

O Chrome não abre, e agora?

O que nos iria acontecer se todo o nosso “mundo”, as passwords gravadas e os sites que visitámos deixassem de funcionar? Podemos assumir que... nada de bom. Por isso, há soluções para quando o Google Chrome não abre que podemos seguir.

 

Fazer download do Chrome

Poderá em último caso fazer novamente o download do Google Chrome, apagando a versão que tem, porque se tiver a sincronização com a sua conta Google o serviço vai depois buscar as suas passwords e a restante informação que está sincronizada com os serviços do Google.

Caso o Chrome não funcione, poderá utilizar o Safari que já vem no MacOS e que terá certamente instalado.


Sem comentários