Novidades

Review | Tronsmart Shadow - Os melhores fones gaming da Tronsmart


Recentemente lançamos uma review dos novos tronsmart apollo q10, uns headphones low cost com cancelamento de ruído ativo e outras características bastante interessantes. Por curiosidade fomos ver as novas gamas da tronsmart e encontramos os Tronsmart Shadow, uns fones bastante parecidos com os Apollo Q10, mas em versão gaming, como somos malucos por isto, decidimos mandar vir uns para testar.

Unboxing

Dentro da caixa encontramos:

  • Tronsmart Shadow
  • Microfone
  • Dongle USB para emparelhamento wireless
  • Cabo de carregamento USB tipo C
  • Cabo audio de 3.5mm
  • Manuais e cartão de garantia

Design


O design destes Tronsmart Shadow é muito parecido ao dos Apollo Q10, sendo que o suporte para a cabeça e também as almofadas das orelhas acabam por ser mais confortáveis nestes Tronsmart Shadow.
Ao nível de cores temos 2 vertentes, a cor azul e a cor vermelha, estas cores não são vibrantes e aparecem apenas nos detalhes, sendo a maior parte dos fones de cor preta, o que nos dá um design mais clean e discreto.


Nos auriculares temos ainda leds na parte exterior que nos indicam se os fones estão ligados ou não, e que acabam por dar aquele feeling mais gaming, já na parte interior temos as letras R e L para nos indicar qual o auricular direito e esquerdo para assim nos ser mais fácil de os colocar na posição correta.
Ainda no auricular esquerdo temos os botões de controlo, são eles:
  • Botão de power
  • Botão de volume up
  • Botão de volume down
  • Botão de micro, que nos permite ligar e desligar o micro
  • Entradas usb C, audio 3.5mm e a ligação para o micro
O microfone é amovível mas bastante fácil de encaixar, é 360º o que permite um melhor ajuste de posição e funciona bastante bem.

Características 

  • Ligação wireless 2.4GHz
  • Driver de 50mm HD
  • Microfone com rotação 360º
  • Bateria de 1000mAh com autonomia para 12 horas
  • Carregamento usb tipo C, fast charge (tempo de carregamento de 3horas aproximadamente)

Utilização e Funcionalidades


Essencialmente temos utilizado estes fones num contexto gaming, ligados à PS4 por wireless. A configuração é bastante simples, utilizamos em modo wireless e apenas tivemos de os emparelhar com a dongle usb.
Para isso, basta ligar a dongle usb à porta USB da PS4, de seguida ligar os fones através do botão de power, e depois de tudo ligado manter pressionado o botão de mute/unmute do micro até o led vermelho da dongle deixar de piscar intermitente e fique aceso o tempo todo.
Nem todas as vertentes wireless/cabo funcionam da mesma forma, e desse modo deixamos aqui um quadro para melhor conseguirem identificar estas situações.


Os controladores dos headphones também funcionam bastante bem, gostariamos de ter visto botões de diferentes formatos para os controlos, por exemplo o botão de mute/unmute do micro ter algum relevo ou ser ligeiramente maior que os botões de controlo de volume, e assim permitir uma melhor identificação quando estamos a controlar os headphones sem olhar para os botões. No entanto todos os controlos funcionam bastante bem, e depois de decorada a ordem dos botões acaba por ser mais facil manusear os controlos sem olhar para os fones. No entanto fica aqui esta nota.

Ao nível de som, temos a dizer que tendo em conta o preço são bastante bons, raramente utilizamos os fones com o volume no máximo pois acaba por ficar muito alto, no entanto não têm ruído e funcionam bastante bem. Mesmo em volume médio acaba por abafar o som exterior, o que neste contexto gaming é bastante bom pois torna o som do jogo bastante mais imersivo. 

Ao nível de autonomia, a Tronsmart fala em 12horas de autonomia, no entanto ainda não conseguimos ter essas 12 horas, acabamos por ter sempre menos autonomia, rondando entre as 8/10horas, no entanto é possível utilizar os fones mesmo com eles a carregar por usb c.

Já ao nível do micro, funciona bastante bem, no entanto temos um aspeto muito negativo que se prende ao facto de o micro não funcionar quando os fones estão ligados por cabo, ou seja, o micro apenas funciona com os fones em wireless, e mesmo assim não funciona em todos os dispositivos, tal como demonstra a tabela que colocamos anteriormente.

Veredicto e Opinião Final

No seguimento do que a Tronsmart nos tem vindo a apresentar, também estes fones são bastante interessantes para o preço que custam. A qualidade de construção é bastante boa, o som também é bastante bom e o micro acaba por funcionar bastante bem também, pena é de não funcionar quando temos os fones ligados por cabo, isto é um aspeto bastante negativo que nos dececionou nestes fones.
Para além disso, os fones são bastante confortáveis, tanto no apoio de cabeça como nas orelhas, as almofadas são bastante boas e permitem-nos usar os fones durante longos períodos de tempo sem termos qualquer tipo de desconforto.
Ao nível de autonomia, não conseguimos as 12horas, no entanto achamos que as 8/10horas que conseguimos é bastante bom.
Tendo em conta todos os aspetos, achamos que pode ser uma boa compra para o ambiente gaming, já para ambiente profissional acabas por ter melhores opções.

Sem comentários