Quatro tendências da automação de marketing para 2021
Segundo dados do relatório Social Media’s Today State of Marketing Automation Survey, pelo menos 75% das empresas em todo o mundo utilizam algum tipo de ferramenta de automação de marketing. A estratégia permite que atividades importantes, mas repetitivas, sejam facilitadas através da tecnologia, ao automatizar processos e alavancar resultados.
De acordo com o Marketing Manager da E-goi, Marcelo Caruana, no último ano a pandemia levou muitos consumidores a mudarem os seus hábitos no momento da compra, o que exige uma adaptação das empresas para permanecerem relevantes neste novo cenário. “A automação gera muitos benefícios, como aumento das vendas, redução de trabalhos manuais, otimização do fluxo de oportunidades e geração de leads, além de melhorar o relacionamento com os clientes. Contudo, neste novo cenário, a automação precisa ser aplicada nos diferentes canais em que o cliente está presente, seja no ambiente físico ou digital”, explica.
Estas são as cinco tendências apontadas pelo especialista para a automação de marketing em 2021:
Automação de marketing omnicanal
O fenómeno phygital já é uma realidade. O cliente entra em contacto com a marca em momentos e canais diferentes e a missão das empresas é acompanhá-lo de forma personalizada em todos os momentos, ao integrar as estratégias de venda online e offline. A automação de marketing e a inteligência artificial podem auxiliar nesse processo, com mais eficácia.
Fluxo de comunicação automático (autobot)
Manter uma relação com o público da marca é essencial. Se feita de forma manual, exige muito tempo dos membros da equipa. Com a automação, a comunicação pode ser feita de forma personalizada por meio de autobots. Os mais usados são de boas vindas, recuperação de carrinho abandonado e aniversário, mas há uma diversidade de possibilidades que podem acrescentar a estratégia da marca.
Loyalty automation
A fidelização ou loyalty é um sistema de conjunto de incentivos em que a empresa recompensa as ações dos clientes, para gerar uma aproximação e ser relevante na vida do seu consumidor. Para que a estratégia seja assertiva, o sistema precisa ter simplicidade, incentivos relevantes e proximidade temporal, visto que o cliente fiel sempre volta e pode tornar-se um embaixador da marca, indicando-a aos seus amigos. Contudo, o sistema de fidelização precisa de ser imediato e personalizado, o que pode ser facilitado com os processos de automação.
Automação da análise de dados
A recolha de dados é essencial para entender o desenvolvimento do negócio, o comportamento dos clientes e o desempenho de determinados serviços ou produtos. Ao automatizar processos de marketing, é possível recolher mais dados, que são importantes na tomada de decisões, por oferecer informações que contribuem para a definição de novas estratégias ou correção de possíveis falhas. A automação permite recolher dados como: quantos leads qualificados foram gerados na nova landing page; quantas vendas foram geradas com o envio de e-mail marketing; quantas pessoas usaram o seu voucher de desconto enviado através de notificação push; qual foi o aumento de utilizadores qualificados que estão a visitar o seu site; quantos consumidores entraram em contacto após o envio de uma promoção por SMS; de que forma as suas ações de branding atraíram um novo público que hoje pesquisa pela sua empresa como uma referência no mercado.
Em 2021, a E-goi foi premiada entre as cinco melhores ferramentas de automação de marketing pela B2B Stack, o maior portal de pesquisa e avaliação de softwares B2B da América Latina. A empresa oferece soluções de gestão de marketing para todos os tipos de negócio e, através da marca E-goi Digital Solutions, lançou um novo serviço focado na integração personalizada dos ambientes físico e digital de grandes marcas.
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