Novidades

Chrome OS 89 já é oficial e conta com bastantes novidades!

Com os Chromebooks a alcançarem a marca dos 10 anos, a Google decidiu comemorar esta data com o lançamento do Chrome OS 89, esta nova versão vêm com muitos recursos interessantes que iremos resumir abaixo.


Phone Hub e Sincronização Wi-Fi

A maior funcionalidade é um novo recurso apelidado de Phone Hub que conecta um telemóvel Android a um Chromebook. Isto permite que os utilizadores do Chrome OS respondam a mensagens, verifiquem a bateria do telemóvel, ativem o ponto de acesso Wi-Fi e localizem o smartphone facilmente.

O Phone Hub é está presente num widget na barra de tarefas. Parece que será um recurso muito útil para proprietários de Android e Chromebook.

A Google também traz mudanças na sincronização de Wi-Fi ao estender esta funcionalidade para mais dispositivos, permitindo que se conecte a redes Wi-Fi já configuradas num telemóvel Android. 


Nearby Share

Outra adição significativa ao Chrome OS é o Nearby Share entre  dispositivos Android e Chrome OS. Muito parecido com o AirDrop da Apple, o Nearby Share permite que as pessoas enviem e recebam ficheiros entre dispositivos. O Google diz que o Nearby chegará ao Chrome OS nos próximos meses


Captura de Ecrã

A Google também vai adicionar uma nova ferramenta de captura de ecrã ao menu de configurações rápidas do Chrome OS. Como o nome indica, permitirá gravar e tirar printscreens de forma rápida através de um botão na barra do Chrome OS.


Clipboard e Respostas rápidas

A área de transferência (clipboard) também está a ser melhorada nesta nova versão do Chrome OS, permitindo que guardes até cinco itens. A tecla Launcher concede acesso a esta área de transferência atualizada.

Outro recurso já muito aguardado são as repostas rápidas, que permitem clicar com o botão direito em uma palavra no Chrome OS para obter uma definição, tradução ou conversões. É muito semelhante ao que existe no mac OS.


Ambiente de Trabalho Virtual

A Google está a aprimorar os desktops virtuais do Chrome OS. Quando se reinicia o Chromebook, ele agora restaura todas as janelas abertas em cada ambiente de trabalho virtual, e também será possível clicar com o botão direito numa janela aberta para enviar aplicações para outros ambientes de trabalho.

Estas funcionalidades retratadas são as as mudanças mais importantes que este update veio trazer, para quem usa Chromebooks diariamente certamente vai gostar destas novidades interessantes, porém, não é nada de novo para os seus rivais (Windows e macOS), o que significa que a Google não pretende ficar para trás.

Sem comentários