Novidades

Sony Apresenta Relatório que mostra a Relação Existente entre Emoção vs. Música




Anime-se ouvindo música hoje mesmo; um relatório pioneiro mostra como a música altera as nossas respostas emocionais

● 58% das pessoas em toda a Europa admitiram sentir-se mais em baixo que nunca durante a pandemia, com 72% das pessoas a reconhecerem que a música as ajudou a ultrapassar tempos difíceis.

● O relatório mostra a relação existente entre Emoção vs. Música: conduzido pelo Dr. David Lewis da Mindlab International e revela o poder do som, com a música a funcionar como uma ferramenta de regulação do humor que pode ajudar ao bem-estar.

● Os resultados foram divulgados através de dois vídeos extraordinariamente cativantes; experimente e veja como se sente depois de assistir a estes vídeos. Veja como o corpo reage à música – com o sistema de áudio de alta potência MHC-V83D da Sony – onde a ciência da Cymatics demonstra como as ondas sonoras omnidirecionais influenciam a tinta, a areia e o líquido ao ritmo da música, de uma forma simultaneamente errática e hipnotizante.

● 85% das pessoas em toda a Europa sentiram o seu humor influenciado pela música (desde o despertar da felicidade e do entusiasmo até sentimentos de nostalgia e tristeza). Para testar esta condição, o segundo vídeo mostra o poderoso efeito e influência que a música de andamento lento pode ter.

Um relatório inovador revelou as formas impressionantes através das quais a música influencia o nosso dia a dia e como ela nos afeta física e psicologicamente, de forma mais intensa do que pensamos.

Alguns estudos científicos demonstraram que a música pode ser uma ferramenta de regulação do humor, com o andamento a alterar significativamente a nossa resposta emocional. Os tons maiores e menores podem transformar algo animado em algo melancólico.

O Dr. David Lewis da Mindlab International afirmou: "A música triste pode ajudar-nos a ultrapassar tempos difíceis. As respostas emocionais mais intensas, quer sejam de felicidade ou tristeza, foram obtidas quando uma música contrastava emocionalmente com a música ouvida imediatamente antes. Da próxima vez que necessitar de ser animado e revitalizado pela música, crie uma sanduíche musical. Ouça uma música que o deixe triste e, logo a seguir, uma que o deixe animado, positivo e otimista. Desta forma, o poder da música animada será ainda mais impactante".



A música é também uma dica poderosa que pode recuperar experiências emocionais esquecidas, frequentemente de forma intensa, com 88% dos inquiridos em toda a Europa a admitirem lembrar-se de situações em que a música desempenhou um papel importante.

Pode afetar a forma como a nossa mente funciona, mas também a forma como nos comportamos e respondemos a quem nos rodeia. 

Em média, ouvimos mais de 285 horas de música por ano (12 dias inteiros) conferindo-lhe um poder único para alegrar as nossas vidas durante estes tempos difíceis. 80% das pessoas afirmaram querer ouvir mais música, devido aos seus benefícios para o nosso bem-estar físico e mental. 

Com base na investigação do Dr. David Lewis, a Sony criou duas novas representações visuais do quanto a música nos pode influenciar física e emocionalmente. Graças à ajuda dos novos sistemas de áudio de alta potência MHC-V83D e MHC-V73D da Sony, os vídeos reproduzem as formas através das quais as músicas de andamento rápido e lento, associadas às funções de luz e som omnidirecionais dos sistemas de áudio, influenciam o nosso corpo e os objetos à nossa volta.





Experimente; ponha à prova o poder da música e veja que emoções provoca em si…


- Assista, em primeiro lugar, ao vídeo com a música de andamento mais lento, que deverá evocar sentimentos mais melancólicos com o Tails de Jack Chown, The Music Lab.

- Em seguida, sinta-se revitalizado com uma música de andamento mais rápido, que deverá evocar felicidade; oferecida pelo Gutenmorgen de Jack Chown, The Music Lab.

Os 10 principais efeitos que a música tem em nós


O Dr. David Lewis analisou o efeito que a música tem no nosso corpo, mente e emoções[1], desde o aumento da função da memória, do ritmo cardíaco e da dilatação das pupilas até ao despoletar de lágrimas, à indução do sono e ao despertar da felicidade.

1. Lágrimas

2. Aumentar a função da memória

3. Felicidade

4. Abrandar, relaxar ou acelerar o ritmo cardíaco

5. Afetar as nossas ações

6. Criar amizades e relações, e até moldar a identidade de uma pessoa

7. Criar um efeito "curativo"

8. Ajudar a induzir o sono

9. Provocar um arrepio na espinha e "pele de galinha"

10. Dilatar as pupilas e despoletar uma reação de "luta ou fuga"


Angela de Klein, Senior Product Planning & Marketing Manager na Sony Video & Sound Europe, afirmou: "Todos nós nos recordamos de um momento das nossas vidas, em que a música desempenhou um papel fundamental; a música evoca sentimentos e memórias, fazendo-nos viajar no tempo."

"2020 foi um ano difícil para todos, queríamos criar este relatório e este vídeo para demonstrar o quão poderosa é a música, de forma a inspirar mais pessoas a usá-la como uma ferramenta para a positividade nas suas vidas. A nossa gama de sistemas de áudio de alta potência permite-nos desfrutar do poder do som, de forma clara e nítida, sendo ideal para quem deseja ouvir música acompanhado."

Os dois novos modelos emocionantes da gama de sistemas de áudio de alta potência da Sony, MHC-V83D e MHC-V73D, foram concebidos para expandir o leque de opções para as famílias e os amantes de festas, com luz e som omnidirecionais, design portátil e o derradeiro entretenimento festivo.



Sem comentários