Novidades

Review: Samsung Galaxy A21s, um smartphone de entrada


O Galaxy A21s é um dos mais recentes smartphones de entrada de gama da Samsung que conta com um preço apetecível, mas abdica de algumas coisas que as gamas baixas da marca já chegaram a oferecer, como o ecrã Super AMOLED. 
Mas o que o Galaxy A21s tem de tão especial e nos oferece em troca do ecrã AMOLED? Acompanha a nossa review e percebe porque este é um smartphone que vale a pena!


Unboxing e Especificações

O Galaxy A21s vem numa caixa tradicional da linha A, sem muito requinte mas relativamente bem trabalhada e com uma experiência de unboxing agradável que contém no seu interior:

  • Carregador com 15W de potência (Sim Apple, uma gama baixa vem acompanhada de um carregador!);
  • Cabo USB Tipo C;
  • Earphones com fios básicos;
  • Chave para abrir a gaveta dos cartões SIM/MicroSD;
  • Manual de instruções;
  • E claro, o Galaxy A21s.


No que toca a especificações, não podemos esperar muito de uma gama de entrada mas mesmo assim temos algumas supressas por parte da Samsung:

  • Chipset: Samsung Exynos 850 (2GHz Octa-core);
  • Memória: 3/32 ou 4/64 + Cartão MicroSD até 512GB;
  • Câmara traseira: 48MP + 8MP + 2MP + 2MP;
  • Bateria: 5000 mAh;
  • Ecrã de 6.5' 720x1600p;
  • Android 10 (OneUI 2.0).


Design e Qualidade de Construção

Pode parecer um pouco controverso, mas o Galaxy A21s conta com um design um pouco mais sofisticado que o Galaxy A31. Dizemos isto pois o Galaxy A21s conta com um "notch" Infinity-O enquanto o A21 conta com o tradicional "notch" gota.


Passando ao design em sim, não podíamos pedir melhor do Galaxy A21s. Temos uma gama baixa com uma traseira em acrílico que passa muito bem por vidro, temos também um ecrã que ocupa praticamente toda a parte frontal. Além disso, o conjunto de câmaras embora pareça esquisito, após alguns dias de uso habituamo-nos e percebemos que até está "bem arrumado".


O ecrã de 6.5'' é sem dúvida um excelente ponto positivo para o equipamento pois não é exageradamente grande e dá um aspeto premium ao equipamento. Além do aspeto, melhora imenso a experiência de utilização.

Em suma, o Galaxy A21s oferece um design moderno e uma qualidade de construção boa para a gama em que se insere.


Ecrã e som

Infelizmente o Galaxy A21s não vem acompanhado de um ecrã AMOLED, no entanto o mesmo não desilude. O ecrã LCD tem boa luminosidade, cores vivas embora não tanto como num ecrã AMOLED e os ângulos de visualização são razoáveis.
Apesar da resolução HD+, não notamos quaisquer pixéis nos rebordos dos ícones nem nas imagens. Podemos considerar que o Galaxy A21s conta com um ecrã LCD bastante equilibrado.


No que toca a som, apesar de não termos stereo podemos considerar o som nítido com graves razoáveis. Mesmo com o volume no máximo, não notamos qualquer distorção de som, o que é um ponto positivo.

Nota positiva à Samsung por oferecer a experiência Dobly Atmos na utilização de auriculares.


Desempenho

Em análise, tivemos a versão 3/32GB, o que acabou por limitar um pouco a experiência de utilização.
Podemos dizer que o desempenho para um utilizador básico / intermediário serve perfeitamente e que nas tarefas do dia a dia, consulta de redes sociais e visualização de vídeos não encontramos qualquer entrave.

A única limitação é de facto os 3GB de RAM que condicionam o número de aplicações abertas em segundo plano. 
Durante os testes, o Spotify chegou a fechar-se para libertar memória para a utilização da câmara. Isto é algo que não deverá acontecer na versão de 64GB, 

Já que estamos a abordar o desempenho do smartphone, aproveitamos também para referir que no que toca a WiFi, com a norma AC conseguimos obter 202Mbps de Dowload e 118 de Upload numa ligação 500/200, portanto, bons valores para o equipamento em questão




Câmara

Chegámos ao tópico que o Galaxy A21s mais surpreende, a câmara. Para um equipamento de gama baixa, temos uma agradável surpresa das quatro câmaras que a Samsung colocou no Galaxy A21s.

A câmara frontal, para a gama em questão é excelente. O mesmo podemos dizer da câmara traseira, com exceção do LiveFocus, que frequentemente tem alguma dificuldade em "detetar" as arestas e acaba por as desfocar.

Os modos são muitos e funcionam bem, sentimos falta de um "Modo Noite" embora a câmara no modo Auto consiga fotos razoáveis em ambientes escuros. Temos ainda presentes o Modo Alimentos, Macro, Pro, 48MP e Panorama.  

As quatro câmaras presentes no Galaxy A21s permitem-nos tirar fotos Wide Angle onde conseguimos um "maior campo de visão" nas fotografias. Como seria de esperar, este funciona bastante bem.

Clica na imagem para veres fotos que tirámos com o Galaxy A21s

Como ponto negativo, notámos apenas a falta da possibilidade de controlar manualmente o HDR. A Samsung obriga-nos a mantê-lo desligado ou a deixar em modo automático quando era muito interessante termos opção de o ativar manualmente.

Abaixo deixamos um álbum de fotos de testes que tirámos com o Galaxy A21s nos vários modos e em diferentes ocasiões


Bateria e Autonomia

Com a sua enorme bateria de 5000 mAh, conjugado a um SoC económico e um ecrã HD+, o Galaxy A21s consegue oferecer-nos uma autonomia incrível. Facilmente atingimos as 7h de Ecrã ativo com uma utilização normal, sem grandes cuidados.


Durante o período de testes, utilizei o Galaxy A21s no dia a dia e a autonomia foi coisa que nunca faltou. Sendo Comercial, passo horas ao telefone com clientes, além de usar e abusar do Google Maps, bem como da calculadora e email. Posso afirmar que com esta utilização, uma carga a 100% do Galaxy A21s chega para 2 dias de trabalho, o que é um grande ponto positivo.


Síntese


Design e Qualidade de Construção - 9
Desempenho - 7
Autonomia - 10
Relação qualidade / preço - 8

Síntese


O Galaxy A21s revelou-se uma gama média/baixa muito competente, cumprindo perfeitamente os requisitos de quem o procura para tarefas diárias ou para trabalho.
Destaca-se especialmente na autonomia, mas o desempenho, qualidade de construção e câmaras não desiludem pelo que podemos afirmar que se trata e um smartphone bastante equilibrado com uma boa relação qualidade/preço

8.5

Sem comentários