Novidades

Huawei P40 Pro (Review): Câmaras fantásticas, Serviços Google ausentes...


Lançado a 26 de Março do corrente ano, a Huawei - apesar de todos os desafios que está a atravessar - tem estado a trabalhar arduamente para trazer equipamentos de topo como nos tinha vindo a habituar até então. Apesar de o Huawei P40 Pro não vir com serviços Google instalados, não é por isso que os verdadeiros fãs da marca deixaram de ter confiança na mesma e o deixaram de fora da wish list. 

O Huawei P40 Pro é sem dúvida um flagship e brinda-te com inúmeras funcionalidades e características que certamente te impressionarão.


Conteúdo da Caixa

  • Huawei P40 Pro
  • Carregador Rápido 40W
  • Cabo USB tipo A para USB tipo C
  • Manual de Instruções
  • Capa transparente
  • Clip para remoção do slot de cartões SIM
  • Auriculares com fio

Um equipamento topo de gama de uma marca como da Huawei traz, obviamente, características que só podem ser encontradas em equipamentos premium, não só no que toca à construção mas também no que diz respeito ao hardware. De seguida, apresentamos-te as especificações principais do Huawei P40 Pro e a análise a cada uma delas:

Exterior: Ecrã, Design e Materiais

  • OLED com 6,58 polegadas
  • Taxa de atualização de 60/90Hz
  • Resolução de ecrã de 2640x1200 px
  • HDR10
  • Sensor Impressão Digital 
  • IP68
O Huawei P40 Pro tem, sem qualquer dúvida, um design exímio. O ecrã curvo Huawei Overflow - com margens reduzidas e arredondado nos cantos - proporciona uma experiência ergonómica e visual altamente imersivas. Ainda no ecrã encontramos o desbloqueio via impressão digital que cada vez se encontra mais rápido e preciso. Outra das soluções é o desbloqueio facial com tecnologia IR que permite desbloquear o equipamento com mais segurança e em condições menos favoráveis.


Um excelente incremento é a taxa de atualização de 60Hz ou 90Hz, isto é, podes comutar entre as duas. A diferença não é muito clara em tarefas simples, contudo é possível notar uma maior fluidez entre transições e aplicações que beneficiem caso a taxa de atualização do ecrã seja superior (jogos, por exemplo). Ainda assim, caso optes pela taxa de atualização de 90Hz a bateria pode descarregar um pouco mais depressa, no entanto, não considero que isso seja assim tão determinante. 


A parte traseira é construída em vidro e circundada por um aro metálico, com excelentes acabamentos. Estas características tornam o Huawei P40 Pro um equipamento bastante sólido e com um toque suave. A certificação IP68 não poderia faltar, e transmite, sem dúvida, uma sensação de segurança para o consumidor.

Processador e Armazenamento

  • Kirin 990 5G (7nm)
  • Versão 8/128 GB, 8/256 GB e 8/512GB
  • UFS 3.0
  • Capacidade de Armazenamento externo via NM (Memória Nano) até 256GB
O Huawei P40 Pro não fica nada atrás de outros concorrentes de gama alta. Com grandes velocidades de leitura e escrita e uma excelente capacidade de processamento, o P40 Pro está preparado para qualquer tarefa. Em comparação com o processador concorrente da Qualcomm, o Snapdragon 865, o Kirin 990 mostra-se igualmente capaz, ainda que teoricamente seja ligeiramente inferior (essa diferença não é percetível durante a utilização). No que diz respeito à economia de bateria até o achei uma alternativa bem melhor e mais eficiente.

Som e Bateria

  • Audio Mono (Apenas da coluna inferior)
  • Sem ligação 3,5mm, Só através de adaptador
  • Bateria 4,200 mah Li-Po (não removível)
  • Carregamento:
    • Via Cabo 40W
    • Via Wireless 27W
    • Via carregamento reverso 27W
O som é, provavelmente, a maior desilusão do Huawei P40 Pro uma vez que não tem áudio estéreo, ou seja, a experiência de consumo de vídeo/áudio não tem a mesma imersão e qualidade existindo apenas um altifalante inferior que proporciona um som alto e capaz de reproduzir alguns graves, ainda que incomparável com áudio estéreo encontrado na grande maioria dos smartphones topo de gama.

O carregamento do Huawei P40 Pro é extremamente rápido, quer via Wireless quer por cabo. Poderás carregar este equipamento enquanto estás numa pausa para a hora de almoço ou enquanto bebes um café e garanto-te que rapidamente verás uma boa percentagem carregada. Só para teres uma noção, consegues carregar cerca de 30% (via cabo) em 10 minutos. O carregamento completo demora cerca de uma hora.  

Conectividade

  • Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac/6, Dual-Band, Wi-Fi Direct, Hotspot
  • Bluetooth 5.1
  • A-GPS, GLONASS, BDS, GALILEO, QZSS, NavIC
  • NFC
  • Infravermelhos
  • USB Tipo C 3.1
Na área da conectividade não há nada a apontar. Encontras aqui toda a tecnologia que usualmente aparece em equipamentos premium (e não só) com capacidades para proporcionar ao utilizador uma experiência incrível a todos os níveis. 

Poderás ainda usar a tecnologia da Huawei juntamente com outros equipamentos da marca em que apenas ao encostar smartphone ao portátil ou tablet da marca poderás espelhar e fazer transferência de ficheiros através do Huawei Share.

Câmaras



Aqui é onde a magia acontece: ao longo desta parceria com a Leica, a marca chinesa tem apostado cada vez mais nas capacidades fotográficas dos seus equipamentos. Não só a nível de hardware como também de software, encontramos uma aplicação para a câmara bastante completa. Mesmo no modo automático, sem grandes artimanhas, consegues capturar fotografias extraordinárias. É de destacar ainda o excelente funcionamento do flashLED.

Na imagem acima vês todas as especificações da câmara. A câmara principal de 50 MP tem uma lente wide-angle de 23 mm e uma abertura f/1.9. Para além disso possui um filtro de cores RYYB mais sensível à luz, ideal para imagens captadas à noite ou em ambientes com pouca luminosidade. Ainda assim, as fotos não são capturadas a 50MP, mas a metade (a menos que atives o modo Alta Resolução. Na foto abaixo poderás encontrar vários exemplos de vídeo e foto não só em modo retrato como grande angular, 5x e 10x de zoom, entre outras. A capacidade de zoom é incrível neste equipamento, graças à lente periscópio de 12MP. Até 10x de zoom é possível captar fotos com excelente qualidade que podem ser perfeitamente utilizadas. Acima disso (podes ir até 50x), a qualidade começa a perder-se (como é natural), por isso, não irás aproveitar todo o detalhe e nitidez. Ainda assim, o zoom do Huawei P40 Pro está realmente acima da média.


A câmara frontal apresenta um bom detalhe graças aos seus 32 MP. O HDR também é bastante aceitável (em ambas as câmaras). Em modo retrato o recorte é basicamente perfeito graças à câmara/sensor de profundidade 3D que torna o efeito bokeh muito mais natural.

A qualidade do vídeo é também ela muito boa (estabilização, resolução, etc...), contudo, não se distingue de outros topos de gama. Ainda assim, é importante apontar a excelente qualidade dos TimeLapse em 4K. Ainda assim, onde a Huawei marca claramente a diferença é na fotografia.

Clica na Foto


Smartphone sem Serviços Google como irei fazer para usar as minhas aplicações de eleição?

Já falamos anteriormente sobre todo este desafio que a empresa chinesa enfrenta por estar impossibilitada de disponibilizar os serviços Google nos seus equipamentos. Após esta reviravolta, a Huawei tem feito um esforço notável para colmatar a situação e trazer aos utilizadores todas as funcionalidades que possam ajudar a completar o seu ecossistema e melhorar toda a experiência de utilização. 

Se o smartphone ainda não tiver o Petal Search pré-instalado,  consegues facilmente encontrá-lo na App Gallery onde poderás efetuar o seu download. De seguida ao iniciares a aplicação irás encontrar o menu apresentado de seguida.


A partir deste ponto poderás procurar qualquer aplicação que não se encontre na App Gallery. Tem em atenção que algumas aplicações tais como o Youtube e Gmail não estão otimizadas para trabalhar com a EMUI pelo que não as poderás utilizar - ainda que baixes os APKs, as apps podem não funcionar como desejado. Em alternativa poderás usar a aplicação de e-mail da Huawei para usares a tua conta de Gmail naturalmente como em qualquer dispositivo.

Só necessitas de fazer a pesquisa da aplicação que desejas e instalar a mesma de uma forma simples e prática.  Em relação ao YouTube poderás usar o navegador predefinido que desejes e criar um atalho para o ecrã inicial, usufruindo do conteúdo multimédia por este meio.



Design - 9
Utilização - 9
Funcionalidades (software, sensores, etc) - 8
Câmaras - 10
Bateria - 9
Relação qualidade / preço - 9

Síntese


O Huawei P40 Pro apresenta-se como um equipamento com excelentes especificações (premium) para o seu preço atual, visto que já se pode adquirir este equipamento pelo valor de 679,99€. Pelo valor e pela qualidade excelente das câmaras e ecrã podemos dizer, sem dúvida, que este equipamento é um custo-benefício muito interessante. Apesar de não contar com os serviços google, a Huawei tem apostado cada vez mais na sua AppGallery onde já se podem encontrar muitas das aplicações mais usadas no dia a dia. Como te explicámos anteriormente poderás usufruir de outras apps por outros métodos. Se estás à procura de um smartphone, este pode ser o indicado para ti.


9

Sem comentários