Novidades

MEO Fibergateway: Como melhorar velocidade do WiFi?

meo-fibergateway-melhorar-velocidade-wifi

O Fibergateway já conta com 2 anos de mercado e ainda assim  é um dos mais poderosos routers disponibilizados por uma operadora. O Fibergateway garante velocidades até 10x superiores, comparativamente ao modelo anterior, uma vez que suporta a norma 802.11ac Wave 2 podendo oferecer uma largura de banda na ordem dos 1,73 Gbps, e tem 4 antenas internas para emissão e receção.

Apesar de ser um equipamento com boas caraterísticas e que efetivamente cumpre aquilo que promete, está sempre limitado às condicionantes do WiFi. Para resolver, ou atenuar, estas condicionantes, há uma série de configurações e testes que podemos fazer de forma a conseguirmos uma velocidade por WiFi superior ao "normal"

Antes de mais, sugiro que leias estas 5 dicas para melhorar a velocidade via WiFi em qualquer equipamento bem como estas 7 dicas para deixar o teu router mais seguro.


Configurações WiFi 2.4GHz e 5Ghz com melhor desempenho no Fibergateway


As seguintes configurações deverão ser alteradas na página de configuração do Fibergateway, por defeito 192.168.1.254 ou via app MEO Smart WiFi disponível para Android e iOS.
Deverás estar ciente que as configurações que sugerimos podem melhorar as velocidades via WiFi, no entanto, a velocidade estará sempre condicionada pela ocupação do espectro, placas de rede dos clientes, norma WiFi dos clientes bem como pela distância entre o router e o cliente.


WiFi 2.4G - Melhores configurações

Na banda 2.4 GHz, não é fácil conseguir mais de 100Mbps em casos reais, no entanto existem algumas configurações que podem ajudar-te a conseguir melhores resultados.
Regra geral, deverás permitir que a largura de banda seja de 40MHz ou 20MHz, conforme a compatibilidade do teu cliente. 
Além desta configuração, deverás verificar com uma app como o WiFi Analyzer o canal WiFi menos congestionado na tua casa. Caso o canal 1 esteja disponível e descongestionado, será sempre o canal que te garante maior velocidade.


Wifi 5G - Melhores Configurações

Na banda 5GHz é onde conseguimos velocidades mais aproximadas `s do "velho e bom" cabo de rede.
Tal como na banda dos 2.4GHz, as configurações que podemos fazer serão sempre a escolha do canal e largura de banda adequados.
Na banda 5G, deverás optar por escolher a largura de banda  de 80 MHz, no entanto o ideal seria 160MHz que na teoria será a que te garante melhores velocidades mas na pratica são poucos ou quase nulos os equipamentos que suportam esta largura de banda além de "poluir" todo o espectro 5G portanto regra geral os 80 MHz serão o mais indicado para a maioria dos utilizadores.
Quanto ao canal, regra geral o 100, 104 ou 112 serão os que te garantem maior velocidade e compatibilidade, ainda assim tal como na banda dos 2.4G requer que estudes qual o canal menos congestionado.

fibergateway-configuracoes-wifi

Para verificar os ganhos obtidos, poderás verificar aqui a velocidade real da tua internet. convidamos-te a deixar nos comentários um teste antes e depois de utilizares estas configurações  bem como alguma dica adicional.


Sem comentários