Newsletter


Novidades

Huawei poderá abandonar o Windows: HarmonyOS será o SO dos próximos PCs

No ano passado, após ter sido impedida de negociar com empresas americanas, a Huawei anunciou o desenvolvimento do seu próprio sistema operativo, o HarmonyOS. Agora, sabe-se que a Huawei planeia fazer o mesmo com os seus próprios computadores.

Provenientes da rede social chinesa Weibo, estas informações indicam que os computadores com HarmonyOS 2.0 podem chegar ao mercado brevemente, estreando-se na China, como é óbvio. As últimas notícias sugerem que várias províncias, cidades e regiões chinesas se encontram a ajudar a Huawei no desenvolvimento dos novos computadores.

No Oriente, é provável que a adoção destas novas estratégias sejam eficazes, contudo, confesso que, pelo menos por agora, não consigo criar expetativas quanto ao sucesso deste SO no mercado ocidental, uma vez que um sistema completamente novo e tendo ainda em conta que o sistema operativo da Microsoft está bastante enraizado. Isto poderá colocar a hipótese de a Huawei não abandonar definitivamente o Windows, pelo menos no mercado ocidental, ainda que tudo seja uma incerteza.

Novos computadores podem ser lançados com os processador Kunpeng 

Para além da transição para um novo sistema operativo, os novos computadores Huawei deverão ser lançados com o processador Kunpeng, que até agora apenas estava disponível para o mercado empresarial.

Convém esclarecer que, tendo em conta o conflito entre a Huawei e os EUA, a análise de estratégias de mercado é fundamental para a sustentação e o crescimento da empresa no mercado global.


E os smartphones? Quando ocorrerá a transição?


Apesar dos problemas associados à incapacidade de trabalhar com o Google, a Huawei continua a lançar novos smartphones Android mas com serviços Huawei, em vez dos serviços Google. A empresa continua a desenvolver a sua própria "app store", AppGallery. Contudo, ultrapassar a concorrência-líder mostra-se muito difícil, a começar pelo numero de apps disponívels na AppGallery (cerca de 55.000) e na PlayStore (2.1 milhões).

Contudo, a Huawei já informou que o HarmonyOS é uma solução muito versátil. Refere que o sistema operativo pode ser implementado de diferentes formas em diferentes dispositivos, incluindo smartwatches, computadores, etc...

Ainda que a empresa não tenha planos a longo prazo para mudar de sistema operativo, afirma que o poderá fazer a qualquer momento. Não obstante, a marca parece ter esperança no reestabelecimento das relações comerciais com a Google. Veremos o que se segue...

Sem comentários