Intel: estes são os novos processadores desktop de 10ª geração
A décima geração de processadores Intel já tinha chegado aos computadores portáteis, com o Intel i9 10980HK a dominar a linha. Porém, hoje não vamos falar de processadores de décima geração para portáteis, mas sim de processadores para desktop.
O anúncio de hoje traz processadores de décima geração para desktop, direcionados a todos os gostos e carteiras: há modelos Core i9, i7, i5, i3, Pentium e Celeron.
Neste conjunto de novos processadores, pertencentes à linha Comet Lake S, destacam-se os Core i9 10900K (desbloqueado) e Core i9 10900KF (sem gráfica integrada). Estes processadores apresentam 10 núcleos, 20 threads, e com o Thermal Velocity Boost da Intel. Para além disso, os novos processadores de 10ª geração apresentam ainda 20Mb de cache e suporte a memórias de até 2933MHz. Incluem ainda a nova conexão de internet l225 que permite velocidades até 2Gbps e padrão WiFi 6 (AX201).
Alguns pontos menos positivos são o facto de o processo de fabrico 14nm. Para além disso, não houve evolução para PCI Express 4.0, mantendo-se o PCIe 3.0.
Thermal Velocity Boost
Esta tecnologia já havia sido apresentada no lançamento da décima geração para portáteis mas também está disponível nestes. Basicamente, se o processador estiver demasiado frio, o algoritmo tentará alcançar um equilíbrio térmico fazendo aumentar o clock dos núcleos.
Hyper-Threading
O Hyper-threading está agora presente em todos os processadores da nova geração. O Hyper Threading é uma tecnologia que permite que os processadores multi-core tenham acesso a um recurso de agendamento de tarefas muito mais inteligente, encaminhando as threads aos núcleos do CPU de forma muito mais ágil.Teoricamente, "duplica" o número de núcleos: metade são núcleos físicos e a outra metade são núcleos lógicos. Esta tecnologia permite um maior desempenho.
O Core i9-10900K é o processador mais rápido do mundo para jogos
A Intel afirmou que o Core i9-10900K é o processador mais rápido do mundo para jogos. Para além de vir equipado com 10 núcleos e 20 threads, o seu clock pode alcançar os 5,3 GHz em single core com a ajuda do Thermal Velocity Boost uma vez que esta tecnologia aumenta o clock em até 200 MHz se a temperatura do processador for inferior 70°C.
Para além destes, a Intel anunciou ainda modelos que contam com TDP de apenas 35 W, convém é ter em conta que nenhum é desbloqueado.
Imagem |
A distribuição dos novos processadores Intel deverá ser iniciada já no próximo mês de Maio, nos Estados Unidos. Quanto à sua disponibilidade em Portugal, aindda não há informações.
Esta é a nova geração de processadores Intel. O que achaste?
Sem comentários