Vodafone vai acabar com os equipamentos Huawei na sua rede para manter a segurança dos clientes
Parece que a guerra com a Huawei ainda não acabou! Recentemente o Reino Unido Reino decidiu autorizar o uso de equipamento da Huawei na implementação de redes 5G no seu país - com algumas restições - ou seja, esta utilização não poderá superar os 35%, nem englobar serviços sensíveis.
Como consequência desta decisão, a Vodafone anunciou que irá deixar de utilizar equipamento da Huawei nas suas redes. Esta medida irá ser aplicada no Reino Unido e na Europa.
"Decidimos como resultado da liderança da UE e da decisão do governo do Reino Unido retirar a Huawei do núcleo. Isso levará cerca de cinco anos a ser implementado, com um custo de aproximadamente 200 milhões de euros."
Nick Read, executivo da Vodafone, referiu que esta decisão não será imediata, sendo necessários cinco anos para a sua conclusão. A razão para este tempo de transição está no elevado investimento aproximado de 200 milhões de euros bem como na respetiva configuração dos novos equipamentos.
Esta decisão foi bastante estudada tendo em conta o impacto financeiro elevado. As suspeitas de espionagem e ligação ao governo Chinês continuam a ter enorme impacto na empresa chinesa.
Esta decisão mostra que a Vodafone para além de procurar oferecer um bom serviço, procura também manter os dados dos seus clientes seguros, livres da espionagem da Huawei, o que é uma ótima noticia para os clientes.
Falando em Portugal, as operadoras nacionais não estão muito preocupadas em abrir mão dos equipamentos da Huawei, no entanto não excluem a hipótese de tomar medidas caso seja necessário.
Sem comentários