4 Dicas simples para tornar a tua rede Wireless mais segura
Nos dias que correm, manter a nossa rede segura é muito importante. Seja uma rede doméstica ou empresarial, é importante manter a integridade da nossa rede, e consequentemente dos nossos dados e equipamentos.
Pode parecer simples, mas manter uma rede segura é uma tarefa morosa e bem mais difícil do que parece. De qualquer forma, vamos deixar-te algumas sugestões que irão contribuir para que a tua rede se mantenha segura.
Criar uma rede WiFi para convidados
Começando pelo mais simples, deves criar duas redes distintas, em gamas de IP’s distintas. Uma rede deverá ser a “principal”, onde estarão ligados os teus equipamentos e outra deverá ser uma rede para convidados onde todos os equipamentos que não te pertençam se deverão ligar. Isto permite-te manter a tua rede segura contra equipamentos infetados.
Para aumentar ainda mais a segurança da tua rede, deves ativar a filtragem por MAC Adress na rede principal. Assim garantes que só os equipamentos fidedignos se ligam a esta rede.
Manter os equipamentos atualizados
Outra coisa bastante simples, mas que tem um grande impacto na segurança da tua rede doméstica ou empresarial é o firmware dos equipamentos integrantes da tua rede doméstica. Falamos de Routers, Switch, Acess Points e até mesmo Repetidores.
Manter o firmware destes equipamentos sempre atualizados permite-te não só ter acesso ás mais recentes funcionalidades disponibilizadas pelo fabricante como também garante que os teus equipamentos estão livres de falhas de segurança conhecidas.
Mudar regularmente a palavra passe da tua rede é também uma boa prática para manteres a tua rede limpa de "vizinhos" indesejados. Não te esqueças que a palavra passe deve ser segura, recomendamos que tenha, pelo menos, 8 caracteres em conjunto com números e caracteres especiais.
Manter o router seguro e desligar o WPS
Mudar o IP do router (habitualmente 192.168.1.1 ou 192.168.1.254) para outro menos conhecido é também uma boa prática. Além disso deves mudar a palavra passe de acesso ao router para uma mais segura.
Desligar o WPS é também muito importante, pois este para além de inseguro, permite que qualquer pessoa com acesso físico ao router pressione o botão WPS e se ligue à tua rede primária.
Ocultar o SSID
Ocultar o SSID da tua rede é também uma das configurações que deves fazer, assim para alguém aceder à tua rede wireles, para além de necessitar da password também irá necessitar de saber o nome da tua rede, tornando assim o acesso à tua rede mais difícil.
Apesar de serem configurações relativamente simples, a utilização destas poder´fazer a diferença entre uma rede segura e uma rede não segura. Aconselhamos-te vivamente a seguir estas dicas pois nos dias que correm é cada vez mais importante manter uma rede doméstica ou empresarial lire de "vistas" indesejadas.
Sem comentários