Novidades

Huawei está alegadamente envolvida em negócios com a Coreia do Norte


Após vários escândalos com os Estados Unidos e, indiretamente, com a Europa, a Huawei está alegadamente envolvida em negócios com a Coreia do Norte. A informação chega-nos sob a alçada do The Washington Post que admite que a Huawei ajudou o governo norte-coreano no desenvolvimento de redes sem fio.

Segundo o jornal, a Huawei e a empresa Panda International Information Technology, também chinesa, têm uma parceria (é um facto) que dura há quase uma década. Supostamente estariam envolvidas em projetos dentro da Coreia do Norte ainda que seja desconhecido o papel desempenhado pela Huawei.

A Huawei, com recurso à empresa anteriormente referida, terá - alegadamente - fornecido equipamento tecnológico à Coreia do Norte. O problema prende-se ao facto de que tal parceria gera dúvidas sobre se a Huawei, que tem vindo a dar uso à tecnologia norte-americana no desenvolvimento dos seus componentes eletrónicos, violou as regras de exportação norte-americanas com o inutito de facultar equipamentos à Coreia do Norte.

O jornal obteve acesso a alguns documentos da empresa por via de alguns funcionários da mesma, que falaram sob condições de anonimato para evitar futuras retaliações. 


Huawei nega a sua presença na Coreia do Norte


O Departamento de Comércio dos EUA tem vindo a investigar uma possível relação entre a Coreia do Norte e a marca chinesa, desde 2016, mas nunca conseguiu estabelecer uma relação entre os dois.

Todavia, a Huawei nega o envolvimento em toda esta situação e refere que "não tem presença comercial na Coreia do Norte" frisando ainda que "se compromete a cumprir todas as leis e regulamentos".


Tens vindo a acompanhar a situação da Huawei? O que achas de todo este escândalo que se tem vindo a propagar acerca da tão famosa marca chinesa?

Sem comentários