Tens uma versão antiga do Windows 10? A Microsoft vai atualizá-lo automaticamente por ti!
Desde o Windows 8 que as atualizações do Windows ficaram mais simples, relativamente às antigas versões do Windows, tudo passou a ser feito de forma autónoma. O Windows 10 conseguiu ser melhor pois as atualizações são transferidas e instaladas automaticamente e, caso haja necessidade de reiniciar, o Windows tratará de o fazer num horário em que o utilizador não esteja a utilizar o computador.
Embora seja bom esquecermos-nos de ter de atualizar o Windows, há que ter em conta que muitas das grandes atualizações deste sistema operativo vêm inicialmente com alguns bugs, especialmente em computadores antigos. É por causa disto que muitos utilizadores optam por desativar forçosamente as atualizações automáticas do do Windows e permanecem numa versão antiga durante muito tempo, o que acarreta vários riscos de segurança.
Para contornar este problema, a Microsoft começou desde a última atualização de maio a efetuar mais testes à nova atualização e a distribui-la de forma faseada durante um período de tempo relativamente grande. Ainda assim, parece que os esforços da Microsoft não convenceram os utilizadores a atualizarem para a última versão do Windows.
As atualizações de versões antigas do Windows 10 passarão a ser forçadas
A partir de novembro, altura em que a versão 1803 do Windows 10 deixará de ter suporte, a Microsoft pretende forçar a atualização, de forma automática, para a última versão do Windows 10. O mesmo acontecerá às versões anteriores à 1803, que já há algum tempo que foram descontinuadas.
Esta atualização forçada visa proteger os utilizadores de várias ameaças e vulnerabilidades que não serão corrigidas nas versões antigas do Windows 10. Além disso, esta nova política permitirá que todos os utilizadores usufruam das mais recentes novidades do Windows.
Para forçar a atualização do sistema, a Microsoft usará um mecanismo que recorre a machine learning para gerir o processo de atualização. Este vai, de forma gradual, oferecer a mais recente atualização do Windows 10 aos utilizadores. A diferença agora é que não poderá ser recusado e será posteriormente instalado automaticamente.
Esta nova politica da Microsoft certamente beneficiará os utilizadores visto que ficarão sempre com uma versão atualizada do Windows 10. Lembramos que da versão 1903 que a Microsoft não instala novas versões do Windows 10 sem a autorização do utilizador, isto significa que termos mais estabilidade no Windows 10 visto que nunca ficaremos com uma versão antiga do Windows e ao mesmo tempo não é instalada uma versão recém-lançada sem a nossa autorização.
Sem comentários