Novidades

O Windows Defender ainda garante proteção completa?


Será que o aparelho que estás a usar para ler este artigo está livre de vírus? Aproveita e faz um scan simples enquanto passas os olhos pelas próximas linhas. 
Longe vão os tempos em que o simples antivírus do Windows 95, ou uma VPN, eram suficientes para proteger os nossos computadores contra ameaças indesejadas.
Mas, nos tempos que correm, com a rapidez e a estabilidade da Internet, os vírus propagam-se muito mais facilmente, ajudados pela expansão das redes sociais e das ferramentas de chat como o Messenger ou o WhatsApp, entre outras.


O antivírus faz sentido?

Contudo, há mais preocupação além do comum dos vírus, e a própria expressão antivírus já não faz tanto sentido como no passado, porque nos dias de hoje, há problemas maiores como malware ou phishing.
Estas ameaças modernas para os nossos aparelhos têm agora muitas portas de entrada e táticas avançadas de “persuasão” para captar cibernautas através do Messenger, do WhatsApp ou das mais variadas redes sociais como o Facebook.
Posto isto, será uma VPN grátis e um simples antivírus, como o Windows Defender, suficientes para protegerem os nossos dispositivos nos dias que correm? 
A resposta é, depende, porque as ameaças modernas escondem-se debaixo dos gigas de informação que passa diariamente pelos nossos PCS, tablets e telemóveis, quer sejam mensagens, cookies, fotos, mp3 ou documentos, entre outras formas de transmissão. 
É simples, há quem se prepare e atualize o Windows com frequência e há quem não se preocupe minimamente. 


O que é uma VPN?

Juntamente com um bom antivírus, é uma das medidas mais importantes, para manteres o teu dispositivo livre de vírus, malware, roubo de dados e outras ameaças dos tempos modernos.
Atualmente, uma VPN, ou Virtual Private Network, é uma medida quase obrigatória para manter qualquer dispositivo em segurança, enquanto navegas na Internet ou nas mais variadas apps, encriptando todos os dados enviados e recebidos nas redes de wi-fi, especialmente em redes desconhecidas.
O aparelho que estás a usar para ler este artigo pode conter ficheiros latentes, ou até hacking tools, que nem dão sinal de vida, mas podem causar danos sem dares por nada, ou roubar-te dados ou informação em silêncio.


As ferramentas do Windows 10 são seguras?

A pioneira Microsoft leva a segurança do teu aparelho muito a sério e preparou dois instrumentos de peso para este novo admirável mundo novo que está sempre online.
São eles o Windows Defender e a Windows Firewall. 
Estas duas ferramentas foram projetadas para manterem o teu PC seguro e, ao estarem integradas no sistema operativo, não roubam recursos extra como é o caso de outros antivírus do mercado.
A Microsoft também é das melhores fontes de atualizações que podemos pedir, sendo uma das primeiras a preparar-se para as ameaças mais recentes.
O Windows Defender é assim uma das melhores ferramentas antivírus no mercado e não há razão para o desinstalares, antes pelo contrário. 
Dependendo do que fazes com o teu PC, caso estejas mais sujeito a vírus por questões de trabalho, por exemplo, podes usá-lo como complemento de uma ferramenta mais completa e só terás a ganhar.


Vale mais prevenir que infetar

Mesmo que sejas o mais puro dos cibernautas, tenhas mil e um cuidados ao visitares apenas sites de confiança e descarregues somente de fontes oficiais, como a Windows Store ou o iTunes, todo o cuidado é pouco e convém estares preparado para os ataques de hackers. 
Não são nada poucos, e nem se dá por eles, por isso é melhor prevenir que infetares o teu PC.
Os hackers que criam os vírus ou o malware sabem exatamente por onde entrar e quem são as vítimas mais vulneráveis, caso contrário não existiriam vírus em 2019, certo?


Atualiza-te!

O que é certo também é que um Windows 10 atualizado é, também, um Windows à prova de ataques indesejados. O problema é que a maioria de nós, raramente, se preocupa em verificar se todas as definições estão “up to date” e em fazer análises intensas de vez em quando. 
Aliás, é uma boa altura para verificares se o teu Windows Defender está ativo. Aproveita e confirma também se a Windows Firewall está ligada. 
Caso não estejas a usar uma VPN também uma boa ocasião para o começares a fazer.
Já terminou o scan do antivírus? Qual o resultado?



A Equipa do Tekcore recomenda:




Sem comentários