Como programar o Windows para encerrar após um determinado tempo?
Por vezes, necessitamos de deixar o computador ligado enquanto não estamos presentes para acabar de transferir um determinado ficheiro ou até mesmo para concluir a instalação de um programa ou atualização do mesmo. Não estando presente durante um longo período de tempo, é sempre chato deixar o computador ligado pois vai estar a consumir eletricidade desnecessariamente e corremos o risco de avariar o computador graças a uma trovoada, por exemplo.
Tendo uma mínima noção de quanto tempo vai demorar o computador a terminar uma determinada tarefa, é possível programar o Windows para o encerrar, evitando assim os problemas citados anteriormente.
Como programar o Windows para encerrar após um determinado tempo?
Linha de comandos, CMD
Esta é a maneira mais fácil de programares o Windows para encerrar após um determinado tempo, sem recorrer a programas de terceiros.
O processo é bastante simples, basta abrires a linha de comandos e escrever (ou copiar) o comando "shutdown -s -t XX" em que o XX é o tempo, em segundos, que o Windows vai aguardar antes de encerrar o computador.
Se pretenderes encerrar o computador uma hora após executar o comando, deverás executtar o comando da seguinte forma: "shutdown -s -t 3600"
Atalho no ambiente de trabalho
Também poderás criar facilmente atalhos no ambiente de trabalho com o tempo que pretendes que o Windows aguarde até encerrar o computador. O processo é bastante simples, tal como criar um atalho comum no ambiente de trabalho. Basta seguires os passos abaixo:
- Clica com o botão direito do rato no ambiente de trabalho e dentro do menu "Novo", seleciona "Atalho" no menu lateral.
- No caminho, escreve"shutdown -s -t XX", em que o XX é o tempo em segundos, e clica em "Avançar".
- Escolhe um nome para o atalho (exemplo, "Timer 1 hora") e clica em Concluir.
Sempre que clicares no atalho, o temporizador será ativado. Para cancela-lo, deves escrever na linha de comandos "shutdown -a" ou criar um atalho com este comando e executá-lo quando necessário.
Sem comentários