Xiaomi Mi 9 vs Galaxy S10: Quem mais surpreendeu no MWC 2019?
Este ano, na Mobile World Congress 2019 houve grandes destaques no mercado dos smartphones. Com destaques falamos obviamente no Xiaomi Mi 9 e no Galaxy S10, equipamentos topo de gama que vieram carregados de inovação, tecnologia e desempenho.
Tanto a Samsung como a Xiaomi vieram este ano lutar pelo topo dos topo. A Samsung tentou fazer um smartphone totalmente diferente e inovador para a linha S que fez este anos os seus 10 anos de existência. Já a Xiaomi, que está em grande expansão, tentou fazer um smartphone com caraterísticas de topo a um preço imbatível, que certamente ajudará a empresa a espalhar-se pelos quatro cantos do mundo.
Galaxy S10, um design marcante
Como já disse, este ano o objetivo da Samsung foi trazer um Galaxy totalmente diferente dos anteriores. E foi isso que a gigante Sul Coreana fez!
Basta olhar para o Galaxy S10E, S10 ou S10+ e facilmente sabemos que estamos a falar de um smartphone com um aproveitamento do ecrã incrível, sem recorrer a câmaras pop-up ou a sliders.
Claro que para além do design, o Galaxy S10 destaca-se nas suas excelentes câmaras, no sensor de impressões digitais embutido no ecrã, no WiFi AX (agora conhecido como WiFi 6), na One UI, na Inteligência Artificial e no seu processador. Nãos ficando esquecido, o 5G também é uma novidade na versão do Galaxy S10 5G!
Xiaomi Mi 9, uma proposta tentadora
O Xiaomi Mi 9 é aposta da Xiaomi que vai fazer com que a marca seja falada em todo o mundo. A empresa parece ter utilizado, mais uma vez, a estratégia que a OnePlus utilizou quando era uma marca pouco conhecida: lançar equipamentos com especificações de topo e mantê-los atualizados.
Embora o design do Mi 9 esteja muito bem conseguido e mereça o seu destaque, não tem a sua presença visual tão grande como o do Galaxy S10. Ao contrário do Mi 9, o Mi 9 Explorer Edition tem uma traseira transparente que permite ver os componentes do smartphone, como era de esperar isto faz com que este se torne um equipamento único e sem qualquer outro semelhante na concorrência.
Para além de um design muito bem conseguido, embora não muito marcante, o Mi 9 destaca-se no SoC (Snapdragon 855), pelas suas câmaras, pelo seu ecrã fabricado pela Samsung (expoente máximo no mercado dos ecrãs), pelo carregamento sem fios ultra rápido de 20W, pelo sensor de impressões digitais no ecrã e pelo inovador sistema Dual GPS já visto no Xiaomi Mi 8.
Quem se destacou mais na MWC 2019, a Samsung ou Xiaomi?
A Samsung foi realmente quem mais elevou a fasquia, mas a Xiaomi não ficou atrás e conseguiu superar o Galaxy S10 em muitos aspetos e ainda conseguiu superar o Galaxy S10, por um preço mais que justo.
Olhando para as câmaras, o Galaxy S10+ é de momento o "rei" do DxOMark com 109 pontos, seguido do Huawei Mate 20 com outros 109 pontos e de seguida o Mi 9 com 107 pontos. Na prática trata-se de uma diferença mínima que a maior parte de nós nem vai notar.
No desempenho a história é outra e aí o Mi 9 é quem reina. É mais que certo que o Snapdragon 855 bate o Exynos 9820 da Samsung. O resultado é bem claro nos testes do AnTuTu onde o Mi 9 consegue quase mais 40 mil pontos que o Galaxy S10. Obviamente que em termos práticos o utilizador não vai notar diferença, mas a longo prazo talvez o note.
Em suma, cada um com as suas vantagens e desvantagens. Ambos são equipamentos excelentes e muito semelhantes, porém há que ter em conta o preço de ambos os terminais. No caso do Mi 9 ronda os 500€ e o Galaxy S10 os 900€. Uma diferença de preços abismal por algumas vantagens mínimas.
É aqui que está o grande destaque e a estratégia de crescimento da Xiaomi, fazer algo incrível a um preço também ele incrível. Com 500e temos hardware, desempenho e câmaras de topo bem como um software excelente. É impossível não recomendar o Mi 9!
Sem comentários