Novidades

Google Lens está a ser integrado na MIUI Camera (ROM global) faseadamente

A MIUI é uma das interfaces Android mais completas. Muitos adoram-na, no entanto, existe muita gente que não a aprecia tanto e que acaba por preferir o Android Puro. No meu caso, e gostando de ter sempre uma app nativa "à mão", a MIUI é das poucas User Interfaces que realmente me proporciona originalmente todas as apps que eu quero utilizar. Confesso que utilizo todas as apps desta interface, por isso, não me causa qualquer transtorno o facto de vir com várias pré-instaladas. Para além disso, junta-se o útil ao agradável. Refiro-me ao design que é também muito amigável, ainda que esteja a precisar de alguma "liberdade".

Mas o tema deste post não é esse. A MIUI Global começou a incluir o Google Lens na aplicação nativa de fotografia, constituindo uma integração muito bem feita e funcional, que faz todo o sentido.


Esta aplicação é muito útil, pois entre outras funcionalidades mais pormenorizadas, é capaz de saber o que tu te encontras a visualizar. Ou seja, basta que apontes a câmara para um objeto dentro do modo "Google Lens" e rapidamente terás mais informação e conteúdo que se relacione com este.

É interessante, quando por exemplo, não sabes o que é determinado objeto ou ser vivo (por exemplo uma espécie de plantas). 

Para além disso, esta aplicação permite-te ainda a leitura de códigos de barras (embora esta funcionalidade já exista na câmara da MIUI) e por exemplo, a digitalização de documentos. Tudo à distância de um simples clique.

No entanto, consegues fazê-lo em qualquer smartphone se instalares a app em questão. Mas a vantagem, neste caso, reside no facto de o conseguir fazer sem "saltitar" de app em app. Assim, fica tudo concentrado na aplicação da câmara.

Para já, segundo a Xiaomi India, esta integração está apenas disponível no Pocophone F1, Redmi Note 7 e Redmi Y2 (S2) no entanto, já se encontra a funcionar há alguns meses noutros smartphones. Ou seja, isto significa que mais tarde esta funcionalidade vai transitar para a MIUI Global Estável.

Para além disso, é esperado que chegue a ainda mais dispositivos visto que existem smartphones bem mais potentes da marca chinesa que ainda não têm esta funcionalidade e com certeza a conseguirão experimentar mais tarde. 

Sem comentários