Novidades

Dúvida Frequente: Devo usar dois antivírus ao mesmo tempo?


Este artigo foi criado pela equipa do  Bitdefender para uso exclusivo do blog Tekcore. 


Quando o assunto é segurança na Internet, quanto mais proteção melhor para a máquina, não é verdade? Isso é o que muitos pensam na hora de utilizar dois ou mais antivírus ao mesmo tempo. Mas, segundo especialistas, isso pode causar alguns danos.

Em vez de proteger mais o equipamento, os antivírus podem atrapalhar-se um ao outro, criando falhas nos programas e arriscando até mesmo um colapso da máquina. A própria Microsoft informa: “nunca se deve usar mais de um programa de antivírus simultaneamente”. 

Neste post explicaremos os motivos pelos quais não deves instalar dois softwares de segurança na mesma máquina. Vamos lá?


O que pode acontecer ao usar dois antivírus?


1. Lentidão da Máquina

Um dos primeiros “sintomas” percetíveis caso um computador tenha dois antivírus a funcionar em simultâneo  é a lentidão. 
Segundo especialistas, os antivírus analisam todos os ficheiros que o computador abre ou recebe, então se esse processo se tornar duplicado, certamente, causará problemas no funcionamento do computador.


2. Conflitos e Looping

Com os softwares a funcionar ao mesmo tempo, passam a disputar a resolução de possíveis ficheiros infectados. O resultado é a utilização de recursos desnecessários, podendo acarretar em perda de desempenho. E isso abre caminho para que outros tipos de vírus ataquem o sistema operativo.

Além disso, é bastante provável que o utilizador seja constantemente abordado por notificações de risco sobre o mesmo ficheiro malicioso, que está a ser analisado repetidas vezes pelos dois antivírus.


3. Aumento de Vulnerabilidade

Outro problema na utilização de dois antivírus é que, provavelmente, um programa interfira no funcionamento do outro ao excluir ficheiros infectados.

Sabendo que os antivírus monitorizam e enviam e informações sobre todo o sistema e aplicações, não é improvável afirmar que um software considere o outro como um sistema arriscado para continuar a funcionar. 

Sendo assim, um antivírus pode bloquear o outro, deixando o caminho totalmente livre para a atuação de malwares e outros tipos de ataques maliciosos.



Em smartphoes posso ter dois antivírus?

Não é indicado. A associação é semelhante à dos computadores: duas aplicações do mesmo género podem afetar não apenas os recursos básicos do smartphone, mas também reduzir drasticamente a duração da bateria.


Como Escolher o Melhor Antivírus?

Hoje em dia todos os computadores estão de alguma forma ligados a outras máquinas – pela Internet, através de uma rede local ou simplesmente via pen USB ou disco rígido externo.

Ou seja, qualquer dispositivo pode estar contaminado e infectado. Por isso, é de extrema importância escolher um bom antivírus para tua máquina.

A escolha do melhor antivírus deve avaliar o bloqueio de todo e qualquer intruso, como spywares, adwares, worms, trojans e vírus diversos. Leve em consideração as ferramentas oferecidas pelas marcas.

Opte por um software de segurança com velocidade otimizada e excelente desempenho multiplataforma. Algumas das funções mais importantes são:

- Proteção completa de dados em tempo real
- Defesa avançada contra ameaças
- Proteção ransomware multicamadas
- Prevenção contra ataques da web
- Anti-phishing
- Antifraude
- Modo de recuperação

Sabes de alguma outra dica para escolher o melhor antivírus? Compartilha connosco nos comentários!

Sem comentários