Novidades

Redes: Endereços IPv4 e IPv6, o que são, para que servem e quais as diferenças?



Se estas a tentar configurar uma rede ou se simplesmente queres aprofundar os teus conhecimentos nesta área, deves ter interesse em saber o que são os endereços IPv4 e IPv6, quais as suas funções, quais as diferenças entre ambos e porque surgiu o IPv6. Para esclarecer todas estas dúvidas, decidimos criar um artigo que responde de forma simples e sucinta às perguntas anteriores.
O endereço IP (Internet Protocol) é, de forma resumida o endereço do teu equipamento numa rede. Este endereço funciona como a morada de uma casa, ou seja, este identifica a localização do teu computador numa rede e é único, tal como a morada de uma casa.

O que é um endereço IP?


Cada equipamento ligado à Internet possui um endereço IP, seja ele um smartphone, um computador, um tablet ou um gadget inteligente. 

Ao acederes à Internet, ou transferires ficheiros, estás a enviar e a receber pacotes de dados. A movimentação dos pacotes dentro de uma rede funciona como o envio de uma carta em que colocas no envelope o endereço do remetente e o do destinatário bem como as outras informações como o nome dos mesmos e o seu respetivo número de telemóvel, no caso dos pacotes dentro de uma rede, a morada é o endereço IP (do equipamento de origem e de destino). 



Da mesma forma que é impossível enviar uma carta para uma casa sem morada, também não é possível enviar e receber pacotes entre equipamentos sem um endereço IP.

Para complementar mais um pouco, há ainda que distinguir os tipos de endereços IP. Existem endereços IP estáticos, que tal como o nome indica, são fixos e nunca mudam e endereços IP dinâmicos que mudam após um determinado tempo.
Os endereços IP estáticos são geralmente utilizados em servidores WEB e os endereços IP Dinâmicos são geralmente atribuídos aos smartphones, computadores e outros equipamentos do género.

O que é o IPv4?

Desenvolvido em 1981, o IPv4 é a quarta geração do protocolo IP, que conta com endereços de 32 bits. Atualmente é a versão mais utilizada, mas tem muitos problemas de segurança, e está a atingir o ponto do esgotamento, ou seja, devido ao aumento de equipamentos ligados à Internet, começa a tornar-se difícil ter um endereço IPv4 único para cada um.

Os endereços IP  na versão 4 são compostos apenas por números separados por pontos tendo um aspeto semelhante a este: 192.168.2.41

O que é o IPv6?

Desenvolvido em 1999, o IPv6 é a mais recente geração do protocolo IP, por ser mais recente, utiliza endereços de 128 bits e tem muito menos problemas de segurança do que a antiga versão. Por utilizar endereços de 128 bits, tem uma capacidade muito mais elevada do que a versão 4, ou seja, há mais endereços IPv6 do que IPv4.

Os endereços IPv6 passam a ter letras juntamente com os números separados por dois pontos, por exemplo: e80::200:5aee:feaa:20a2

No total, estão existem 4,29 bilhões de endereços IPv4, sendo que mais de metade deles já estão utilizados.

Porque foi criado o IPv6?

Já há algum tempo que começaram a ser utilizados os últimos blocos dos endereços IPv4, isto significa que o tempo em que os endereços de 32 bits ( 2³² números no IP) que utilizam o sistema decimal  eram mais do que suficientes, no entanto, nos dias de hoje a "conversa" não é bem assim.


Para além dos endereços IPv4 estarem a esgotar, já para não falar nos problemas de segurança, foi criado o IPv6 com o intuito de resolver todos os defeitos da antiga versão, mas o foco essencial foi mesmo na sua capacidade visto que o número de equipamentos online não para de aumentar. Para resolver o problema do baixo número de endereços, o IPv6 passou a usar endereços de 128 bits (2¹²⁸ números e letras no IP) e consequentemente, tem e utilizar o sistema hexadecimal. 



Existem aproximadamente 340.282.366.920.938.000.000.000.000.000.000.000.000 endereços IPv6, não é engano, é mesmo esse número ... gigante que viste no inicio da frase, que deverá ser o suficiente para sustentar a Internet por mais uns anos.

Concluindo...



Em suma, a principal diferença entre o IPv6 e o IPv4 é o número de endereços disponíveis e a segurança oferecida.  A nível gráfico, a diferença entre o IPv4 e o IPv6 é o número de caracteres de cada um e a utilização de letras no caso do IPv6. Para o utilizador comum, não existem diferenças entre o IPv4 e o IPv6.


A Equipa do Tekcore recomenda:


Samsung: Galaxy S10 já tem data de lançamento!


Sothing Mini WarmBaby Heater: O aquecedor da Xiaomi que definitivamente tens de conhecer!


Microsoft: Windows 7 voltou a crescer!




Sem comentários