Mozilla: Firefox 65 é suspenso devido a um grave problema!
O Firefox, maior concorrente do Google Chrome no que toca a browsers, lançou uma atualização ainda esta semana que contava com várias novidades brilhantes. A versão apelidada de Firefox 65 (Quantum) estava disponível para GNU/Linux, MacOS e Windows, escusado seria dizer que o seu download era totalmente gratuito.
Esta versão trouxe várias melhorias e novas funcionalidades, como suporte para o formato de imagem WebP, a capacidade de mudar a linguagem da interface e também o suporte para Handoff no macOS que permite aos utilizadores continuar a navegar através do dispositivo iOS, possibilidade de alternar entre separadores no Linux e o suporte no Windows para codec de vídeo AV1.
Como se já novo fosse suficiente a segurança também foi reforçada para os sistemas operativos GNU/Linux, Android e macOS
Dito isto, tinha tudo para ser uma atualização excelente, porém assim como as melhorias, também trouxe com ele uma grande quantidade de problemas. Após a atualização os sites ficam inacessíveis aparecendo sempre a mensagem de erro "Your connection is not secure" SEC_ERROR_UNKNOWN_ISSUER.
Ora depois de um elevado número de queixas, a Mozilla decidiu investigar e foi descoberto que o problema aparentava ter conflito direto com aplicações de antivírus como o caso do Avast e AVG. O incidente acabou por fazer com que a Mozilla cancela-se temporariamente a distribuição do Firefox 65, pelo menos enquanto não se resolver. Ainda assim, continua a ser possível fazer o seu download manualmente, embora não seja aconselhável.
Esse problema deve-se ao facto da verificação do HTTPS estar ativado nos antivírus. A Avast decidiu colaborar e já está trabalhar em correções para deixar o verificamento de HTTPS na plataforma Firefox desativado.
Para quem não quer esperar que o problema fique resolvido pode sempre desativar esta funcionalidade manualmente no seu antivírus. Este acontecimento apanhou todos de surpresa pela negativa, mas espera-se que o problema fique resolvido em breve.
Sem comentários