Microsoft: Quanto vai custar manter o Windows 7 atualizado?
Como já é sabido, é já em janeiro de 2020 que o Windows 7 ficará sem suporte por parte da Microsoft, pelo menos de forma gratuita.
Visto que muitas empresas têm uma grande dificuldade em atualizar para o Windows 10 não só por problemas financeiros, por ser necessário atualizar o hardware das máquinas ou por algumas aplicações não serem compatíveis com o Windows 10, a Microsoft oferecerá suporte estendido pago às empresas que pretenderem continuar com o Windows 7 nos próximos 3 anos.
A extensão do suporte será feita como de costume, através de Extended Security Updates (ESU) que está disponível para utilizadores do Windows 7 Professional e Enterprise que estejam dispostos a pagar pelo suporte por mais 1, 2 ou 3 anos.
Uma vez que a Microsoft anda a informar dos seus parceiros do preço a cobrar pelo ESU, já houveram fugas de informação que informam o preço que vai ser cobrado (que não é nada amigável!).
Segundo os dados, o suporte estendido pago do Windows 7 terá um custo anual por cada computador. O preço de um ano de suporte terá o custo de 25 dólares ( na versão Enterprise) e 50 dólares (na versão Professional) no primeiro ano, nos anos seguintes o preço vai aumentando de forma gradual conforme está na tabela abaixo.
O custo da extenção de suporte não é propriamente baixo, ainda para mais se estivermos a falar de uma empresa com um grande parque informático. Lembramos ainda que para aceder ao ESU do segundo ou do terceiro ano, o cliente tem de pagar o ano anterior (caso não o tenha adquirido).
O ESU apenas estará disponível para clientes empresariais, pelo que os clientes domésticos ficarão excluídos deste suporte estendido. O valor cobrado pela Microsoft será elevado pelo que a melhor alternativa é migrar para o Windows 10 ou para uma distribuição Linux, como o Ubuntu ou o Linux Mint.
Sem comentários