Microsoft Sculpt Confort Mouse: Um rato desenhado para o conforto e mobilidade
Se tal como eu passas a maior parte do dia em frente ao computador, seja para trabalhar, estudar ou até mesmo para entretenimento, já sabes que a escolha de periféricos económicos é crucial para evitar más posturas e até mesmo dores.
Visto andar sempre com o meu Teclast F5 atrás, decidi que era hora de investir num rato decente afim de evitar algumas das tendinites que tinha ao Xiaomi Wireless Mouse por ser extremamente leve e fácil de transportar no meu dia a dia.
Após alguma procura e tentando não ir para equipamentos muito caros, decidi apostar no Microsoft Sculpt Confort Mouse, um rato da Microsoft com conectividade Bluetooth desenhado a pensar na ergonomia.
Qualidade de construção
Começando pelos materiais, o Microsoft Sculpt Confort Mouse é construído de plástico brilhante que se risca com alguma facilidade, nas laterais temos plástico com um revestimento em borracha que dá um toque mais premium.
Passando à qualidade de construção, o rato da Microsoft apresenta uma qualidade de construção boa, sem folgas ou ruídos, mesmo ao abaná-lo. O sistema de abertura para a troca de pilhas está também muito bem conseguido e seguro.
Em contrapartida, o peso do rato é um pouco elevado. são cerca de 136 gramas que acabam por estragar um o foco do rato, a ergonomia.
Conectividade, tecnologia e autonomia
O rato da Microsoft vem equipado com o protocolo Bluetooth 3.0, trata-se de um protocolo já antigo mas suficiente para o tipo de equipamento em questão. Visto tratar-se de um rato da Microsoft e com um preço que já roça a gama média, esperava ver aqui, pelo menos, a versão 4.1 ou 4.2 LE do Bluetooth
Uma falha por parte da Microsoft, é a falta da possibilidade de poder oferecer também a ligação via frequência 2.4 GHz. Se tiveres um computador sem Bluetooth, ficas impossibilitado de utilizar o rato a não ser que compres um adaptador USB.
O sensor embutido no rato é ótico e conta com 1000 Dpi de sensibilidade que são mais do que suficientes para trabalhar. O sensor tem a tecnologia Bluetrack
Para utilizares todas as funcionalidades deste rato, deves possuir um computador com o Windows 7 ou superior bem como deves ter instalado o Centro de Ratos e Teclados da Microsoft que permite personalizares as funções e gestos dos botões do rato
A autonomia anunciada pela Microsoft, é de 10 meses. Ainda não tivemos oportunidade de testar se esta informação é realmente verdadeira, mas acreditamos que sim. A aposta de pilhas da marca Duracell é também um bom indicador da autonomia do rato e da preocupação da Microsoft em oferecer produtos de qualidade.
Funcionalidades
Aqui é um dos pontos mais fortes do Microsoft Sculpt Confort Mouse. Um dos grandes destaques que saltam logo à primeira vista é o botão azul do Windows. este é um botão físico com reconhecimento de gestos do dedo que permite programar 3 ações: uma para o clique, outra para o deslizar o dedo para cima e outra para o deslizar o dedo para baixo.
Conforto e ergonomia
O conforto e a ergonomia são o foco deste rato da Microsoft, no então considero que foi um fracasso. Para além de pesado, o botão azul do Windows está colocado numa posição muito próxima da frente do rato que faz com que tenhamos de esticar imenso o dedo para utilizar o botão, causando assim desconforto.
Além disso, a zona onde é suposto pousar os dedos não está muito bem posicionada pois caso estejamos a utilizar o botão azul, acabamos por tirar o polegar da zona confortável.
Ainda assim, após algumas horas de uso acho que facilmente nos adaptamos ao rato e encontramos uma posição confortável de o segurar. Pelo preço esperava algo mais confortável e que exigisse menos adaptação por parte do utilizador.
Design - 8
Conforto - 7
Qualidade de construção - 8
Relação qualidade / preço - 8
Síntese
Se tal como eu procuras uma ligação totalmente sem fios, através do Bluetooth e com algum conforto, o Microsoft Sculpt Confort Mouse é uma boa opção embora requeira alguma adaptação. Caso queiras mesmo investir num rato verdadeiramente ergonómico, diria que a melhor opção é mesmo apostares num rato vertical
Passa por aqui para saberes mais sobre o Microsoft Sculpt Cofnort Mouse
7.75
Sem comentários