Microsoft: O que já se sabe sobre o Lite OS?
Já há algum tempo que o mercado anda a pedir um concorrente para o ChromeOS. A Microsoft parece ser essa concorrente, estando já há algum tempo a trabalhar no Lite OS, um sistema operativo mais simples, leve e otimizado do que o Windows 10, direcionado para computadores com especificações mais modestas e claro, para o mercado empresarial / educacional.
Até onde se sabe, o Lite OS vai executar aplicações da Plataforma Universal Windows (UWP) e Progressive Web Apps (PWA), mas a Microsoft pretende trazer para o sistema operativo aplicações de 32 bits. A ideia é criar um ambiente que, ao contrário do Windows, precise de pouca manutenção, mas que ainda assim mantenha uma interface semelhante à do Windows 10.
O Lite OS da Microsoft está preparado para equipamentos Pegasus e Centaurus. Os dispositivos Centaurus são equipamentos de ecrã duplo e os Pegasus são as variações de diferentes estilos de portáteis.
O Lite OS terá suporte às arquiteturas ARM e x86 e vem para seguir os passos do Chrome OS, ou seja, criar um sistema simples, pratico e que exija poucos recursos para poder acompanhar equipamentos modestos. A chegada do novo sistema operativo da Microsoft veio também para fazer esquecer o fracasso do Windows RT e do Windows 10 S.
Espera-se que uma versão de testes do Lite OS seja disponibilizada já em maio para ser experimentada durante o verão.
Sem comentários