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MEO bloqueou DNS 8.8.8.8 e 1.1.1.1 da Google e Cloudflare?



A MEO é a maior operadora de Portugal, conta com a maior rede de fibra do país e é a que mais clientes tem tanto no serviço fixo como no serviço móvel. Desde há um ano que os clientes da operadora têm vindo a ter problemas com o DNS da operadora, especialmente ao fim de semana, já para não falar dos problemas nos serviços de streaming durante o fim de semana, e o Traffic Shaping durante os grandes jogos de futebol.

ATUALIZAÇÃO | 16/02/2019, 19:20 
O problema dos servidores DNS da Google e Cloudflare parece estar também a ocorrer na Vodafone, ainda que não nos seja possível testar. Há vários utilizadores na Internet e inclusive leitores do Tekcore a relatar o sucedido. É importante mencionar que após alguma análise, a situação pode não se tratar de um bloqueio por parte da MEO (ou de outras operadores). Encontramo-nos a reunir informação para explicar o sucedido.

Sendo cliente da operadora há já  alguns anos, posso dizer-te que pessoalmente sempre considerei o MEO como a melhor operadora do país no serviço fixo, no entanto, desde há um ano para cá que a minha opinião tem vindo a mudar graças aos problemas que citei acima que a operadora insiste em não resolver e quando o cliente os reporta, dizem estar tudo normal e que o problema está nos equipamentos do cliente.


Para ajudar a "festa", os DNS's primários da Google e da Cloudflare, os populares 8.8.8.8 e 1.1.1.1, respetivamente, parecem ter parado de funcionar adequadamente. Ainda não é sabido se o problema reside apenas em zonas especificas, se é de facto exclusivo a esta operadora ou se está a acontecer a todos os clientes, o que é certo é que este aparente bloqueio já nos afeta em duas ligações, fibra e ADSL, bem como muitas outras pessoas que têm deixado o seu testemunho nos fóruns portugueses.

No meu caso, o único DNS bloqueado é o da Google, o 8.8.8.8, no entanto o DNS secundário, 8.8.4.4, está desbloqueado, o que significa que este bloqueio não é intencional ou que então o pessoal do MEO "percebe pouco do assunto". Segundo vários relatos, o mesmo acontece para o DNS da Cloudflare que tem o DNS principal bloqueado e o secundário desbloqueado. 



Se tiveres a "sorte" de ter estes DNS's a funcionar indevidamente, o que vai acontecer é que vais demorar muito tempo a conseguir abrir páginas na Internet, e, caso estes sejam mesmo bloqueados não conseguirás mesmo abrir qualquer página.

Uma boa forma de veres se na tua zona alguns destes servidores DNS está "bloqueado" é abrir a linha de comandos e fazeres um traceroute para os servidores que pretendes. Para fazer o traceroute basta abrires a linha de comando e escreveres "tracert X.X.X.X" em que o X pode ser o servidor que queres testar ou podes meter mesmo um site.


Se tiveres algum hope que contenha a mensagem "Request timed out.", significa que a ligação até ao servidor está a falhar, o que tornará a resposta do DNS lenta. Se o DNS estiver bloqueado na tua ligação, vais obter sempre a mensagem "Request timed out" e nunca chegarás ao hope final. No nosso caso, os pacotes acabam por chegar ao destino, ainda que com várias interrupções.

No entanto, no traceroute abaixo (as respetivas fontes encontram-se no final do post) os pacotes não chegam ao destino, aparentando um bloqueio.

Traceroute de um membro do Reddit

No nosso caso, aquando dos nossos próprios traceroutes apenas o DNS principal da Google foi afetado, ou seja, a navegação utilizando esse DNS torna-se lenta, mesmo tendo as velocidades nos testes em conformidade com o contratado.

No entanto, anteriormente deparamo-nos com a impossibilidade de abrir qualquer página web. Nesse momento, não nos foi possível realizar qualquer teste. 

Poderás efetuar um speedtest aqui

A confirmar-se, considero esta uma má decisão por parte da MEO. Estamos num país livre, é incompreensível como é que em pleno 2019 existem operadoras que tentam bloquear sites e que querem a toda a força saber o que os seus clientes fazem na Internet.

És cliente MEO (ou de outra operadora) e foste afetado por este bloqueio? Deixa nos comentários o teu testemunho acompanhado de um traceroute de modo a tornar este post o mais credível possível.

Fonte 1 | 2


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