Novidades

Dispositivos GPS podem deixar de funcionar a partir do dia 6 de Abril

Calma! Antes de mais, é importante mencionar que isto não se aplica a todos os dispositivos GPS já que os mais recentes não deverão enfrentar complicações. No entanto, para GPSs mais antigos, este post poderá aplicar-se já que existe a probabilidade de deixar de funcionar dia 6 de abril ou a partir daí, podendo apresentar uma data errada e/ou simplesmente deixando de fazer o seu trabalho.


Basicamente, este problema dever-se-á ao facto de que ocorrerá o reinicio do sistema norte-americano GPS. Esta reinicialização tem o nome de GPS Rollover. O Sistema de Posicionamento Global (GPS) fornece informações de tempo precisas para muitos dos nossos sistemas - rede elétrica, comunicações, mercados financeiros, serviços de emergência e controlo industrial. Inclui ainda a capacidade de transmitir a data e hora adequadas a um recetor, fornecendo-lhea semana atual e o número atual de segundos da semana. Assim, o destinatário consegue traduzir estas informações de uma forma mais simples:  dia, mês, ano e hora do dia.

No entanto, o campo que contém o número da semana é um número binário de 10 bits. Isso limita o intervalo do número da semana para 0 - 1023 ou 1024 semanas no total.

A semana zero do GPS começou a 6 de janeiro de 1980. O contador atingiu as 1024 semanas a 21 de agosto de 1999 tendo voltado ao "zero" nessa data. A próxima vez que o contador chegar à semana 1023 e assim, reiniciar, será no dia 6 de abril de 2019.


Que dispositivos GPS estão potencialmente "em risco"? 

É difícil precisar um ano específico,que nos diga que os dispositivos lançados a partir daí continuem a funcionar corretamente já que tudo depende das fabricantes uma vez que este erro poderá ser facilmente corrigido no caso de as fabricantes forneceres uma atualização de firmware.

No entanto, é esperado que os recetores modernos, que estão estão em conformidade com o IS-GPS-200 e o fuso-horário UTC se mantenham funcionamento.

OS sistemas de navegação como o Galileo, BeiDou e GLONASS, não serão enfrentaram quaisquer problemas. 


TomTom já alertou os seus utilizadores


A TomTom, uma das principais fabricantes de sistemas de navegação já tratou de alertar os seus utilizadores e aparente fornecer uma atualização para os seus dispositivos GPS que seriam afetados por este problema, de modo a normalizar a situação.

Se tens um dispositivo TomTom, podes confirmar se este será afetado ou não por este problema e se existe uma atualização para que isso não acontece, clicando aqui.

Fonte(1,2)

Sem comentários