Novidades

E se o Facebook fosse totalmente banido da Apple App Store?



Depois dos escândalo da Huawei, veio o do Facebook e da Google. Como seria de esperar, a Apple não pode ficar de braços cruzados e por isso eliminou a aplicação do Facebook que pagava para ter acesso aos dados dos utilizadores  e proibiu o Facebook de aceder às aplicações internas do iOs (temporariamente).

"E se o Facebook fosse totalmente banido da App Store?" Esta é a questão que tem percorrido a Internet nos últimos dias após a aplicação do Facebook que monitorizava os smartphones dos adolescentes ter sido eliminada da loja da Apple.


A Apple poderia ter banido totalmente o Facebook mas (ainda) não o fez, afinal de contas são milhões de utilizadores da rede social mais utilizada no mundo e o resultado poderia vir a ser terrível tanto para a Apple como para o Facebook. A verdade é que o resultado não iria ser assim tão devastador para o Facebook, afinal de contas continuaria a existir a opção de aceder à rede social através do browser.

Apesar de os utilizadores poderem aceder ao Facebook através do browser, o resultado não seria o mesmo pois a utilização da rede social através da aplicação é muito mais rápida e intuitiva, já para não falar que os utilizadores não estão habituados à experiencia de utilização do Facebook através do browser.

Se a Apple banisse o Facebook da App Store, o resultado não ia ser assim tão dramático...

Para além de ser mais lento e menos intuitivo, a utilização de uma WebApp não seria de todo o ideal para o Facebook pois os sistemas de notificações push destas aplicações ainda são muito arcaicos e isso não é de todo bom para uma aplicação de mensagens instantâneas como o Facebook Messenger.


Para finalizar, mesmo que a Apple venha a tomar a decisão de eliminar totalmente o Facebook da sua App Store, há que lembrar que o Facebook é amplamente utilizado em sistemas de inicio de sessão noutros serviços ou aplicações, o sistema de comentários e partilhas/gotos da rede social é também um dos mais utilizados pelos milhões de sites presentes na Internet. Não nos podemos esquecer ainda do Facebook Pixel que rastreia as conversões de várias métricas em, pelo menos, 2,2 milhões de sites n Internet.

Se formos ver o ponto de vista da Apple, a eliminação do Facebook da App Store também não traria grandes benefícios à empresa, afinal de contas, este poderia ser um fator que poderia levar muitos consumidores a não comprar produtos da empresa, o que levaria a uma queda (ainda maior) da venda de equipamentos.


A Equipa do Tekcore recomenda:


Facebook e Google também pagam pela tua privacidade

iOS 13: Tudo o que precisas de saber!

Xiaomi: Pocophone F1 (quase) iguala ao iPhone 8 nos testes do DxOMark

Sem comentários