O meu smartphone caiu à água, o que devo fazer?
Uma das coisas que podem arruinar o teu dia é a queda do nosso companheiro à água. Geralmente o desastre acontece na praia, na piscina, ou qualquer sitio onde abunda a água e o resultado não costuma ser bom no entanto, se forem tomadas as devidas precauções, é fácil reanimar o teu smartphone que caiu na água.
É certo que a relação entre eletrónica e água não é boa e o mais provável é mais cedo ou mais tarde o teu smartphone ter problemas, ainda assim, existem "manobras de sobrevivência que permitem salvar o teu smartphone que caiu à água!
A verdade é que todos os smartphones deveriam ser prova de água, porém, é algo impossível de praticar nos equipamentos de baixo custo.
Se por acaso tiveres o azar de deixar o teu smartphone tomar um banho, segue os passos abaixo para reanimá-lo!
1. Desligar e remover a bateria do smartphone que caiu à água
Como é óbvio, o primeiro passo a fazer é remover a bateria do smartphone assim que possível, caso o equipamento não tenha uma bateria removível, deves desligá-lo.
Para além da bateria, deves remover cartões SIM, cartões de memória e outros periféricos como auscultadores.
Este passo deve ser feito o mais rapidamente possível, cada segundo poderá fazer a diferença!
2. Lavar o smartphone que caiu à água (opcional)
Se o teu smartphone caiu em água salgada ou água com outras substâncias, é altamente recomendado que o laves com água destilada para remover quaisquer resíduos prejudiciais ao funcionamento do equipamento.
Se o o teu smartphone caiu em água limpa, recomendamos que o laves à mesma com água destilada para remover os sais minerais da água que podem oxidar a motherboard do smartphone.
3. Secar o smartphone que caiu à água
Agora que já desligaste o teu smartphone, removeste a bateria e o limpas-te com água destilada, é hora de secar o equipamento! Primeiro retira a maior parte da água agitando-o e soprando, de seguida seca-o com papel ou uma toalha por fim, seca a entrada do carregador e o jack do áudio.
De seguida, aquece um pouco o smartphone com um secador, mas não exageres, o equipamento só tem de ficar morno, ou seja, até 40 graus.
Resiste à vontade de ligar o equipamento pois o se interior ainda não está seco, se o ligares, o mais provável é ocorrer um curto-circuito que vai acabar (literalmente) com o teu companheiro.
4. Colocar o smartphone que caiu à água numa caixa com silica
Para terminar, o "primeiro socorro" do teu smartphone, coloca-o num recipiente hermeticamente fechado com silica (aquela que vem em pequenos sacos dentro das malas, sapatos etc.) ou até mesmo com areia absorvente ara gatos (atenção tem de ser a de silica e não a areia "comum"!) e aguarda, pelo menos, 3 dias para que toda a humidade seja absorvida.
Se não tiveres silica por perto, coloca arroz em vez desta, no entanto, assim que possível, substitui o arroz pela silica visto que está tem maior capacidade de absorção.
5. Carregar o smartphone que caiu à água
Após os 3 dias mais longos da tua vida, é hora de voltares a colocar o cartão SIM, cartão de memória e bateria no teu smartphone. De seguida basta ligá-lo como se nada tivesse acontecido!
Se o equipamento não esteve ligado muito tempo após ser molhado, o mais provável é que tenha
salvo o teu smartphone com sucesso!
Para terminar, recomendamos que valorizes a certificação IP68 quando fores adquirir o teu próximo smartphone. Se és desastrado, com certeza vai ajudar-te imenso!
Sem comentários