Microsoft: Bing foi banido na China
O motor de busca Bing, da Microsoft, é o mais recente serviço de pesquisas da gigante norte-americana a ser bloqueado na China, . A partir de hoje, na China passou a ser impossível aceder ao Bing (cn.bing.com) ; ainda é acessível para aqueles que estão fora da China no momento. Fora da China é ainda possível aceder ao serviço
"Confirmamos que o Bing está atualmente inacessível na China e está envolvido para determinar as próximas etapas." - Microsoft
Não é particularmente incomum ver um site ocidental ser bloqueado na cada vez mais restritiva China - o Twitch se viu banido em setembro , e o Facebook, Instagram e Twitter foram banidos permanentemente.
O Bing da Microsoft foi um dos poucos serviços desenvolvidos por uma empresa norte-americana para permanecer disponível no país, apesar de competir com serviços conectados ao governo local. É claro que a sobrevivência do Bing se deveu à disposição da Microsoft em cumprir as políticas de censura do governo chinês, mas agora nem isso foi suficiente para a China.
A China está a tornar a internet cada vez mais restrita e as empresas de tecnologia dos EUA estão a ajudar.
Como resultado da ausência do Google, o Baidu, controlado pelo Estado, emergiu como o principal provedor de buscas do país, controlando mais de 70% do mercado. (O Bing tinha cerca de 2 por cento do mercado). Agora, a Google está de olho no mercado Chinês e vê-o como uma oportunidade de potencial crescimento.
A razão para censura do Bing ainda não é clara no momento, é difícil dizer se o Google teria muita sorte em lançar seu produto, especialmente se isso empurrar de volta a postura cada vez mais dura do governo em relação às restrições da Internet.
Sem comentários