Huawei e a ligação ao Governo Chinês: Tudo o que tens de saber!
Nos últimos dias a Huawei tem dado que falar, e não é pelos melhores motivos. A possível ligação da empresa com o governo Chinês que, como é sabido, limita (imenso) a liberdade de expressão não é boa e pode mesmo vir a colocar a Huawei em maus lençóis.
Como é sabido, uma empresa da dimensão da Huawei que está espalhada pelo mundo fora, é capaz de recolher uma quantidade de dados pessoais enorme dos seus utilizadores, mesmo sem estes saberem. Os equipamentos mais vendidos da Huawei são smartphones, tablets, hotsposts, routers e infraestruturas de rede (para as operadoras de telecomunicações), dentro de muitos outros, é praticamente impossível não utilizares um equipamento desta marca.
Pois bem, agora imagina os dados que esta empresa consegue recolher! Com um simples smartphone ou tablet, a Huawei poderá saber onde moras, onde trabalhar, que trajetos efetuas regularmente, para quem ligas, que aplicações tens instaladas do teu equipamento, a tua operadora, o que escreves a que horas e em que locais. Ainda mais do que tudo isto, a empresa pode muito bem aceder ao teu microfone e à tua câmara! É simplesmente assustador ....
Mesmo que não tenhas um smartphone ou tablet da empresa, é bem provável que tenhas um router ou hotspot da mesma em casa, especialmente se fores cliente da Vodafone que é "só" uma das maiores operadoras em Portugal. Com estes equipamentos a Huawei consegue também saber que sites visitas, que equipamentos tens, onde moras, a que horas visitas um determinado site, dentro de muitas outras coisas.
Se não tiveres nenhum router ou hotspot da Huawei em casa, dá-te por feliz, mas não "atires os foguetes" pois as infraestruturas de rede da Huawei são das mais utilizadas do mundo, aliares a Vodafone é parceria da Huawei desde 2007, por isso todas as suas infraestruturas estão assentes em equipamentos da Huawei que podem muito bem recolher muitos dos teus dados.
Alguns países e empresas já estão a atuar contra a Huawei...
Como sabes, a Huawei está, literalmente, banida dos Estados Unidos e na Noruega, brevemente o mesmo poderá acontecer na Europa.
Já que falamos dos Estados Unidos, lembramos-te que Donald Trump acusou a Huawei de 23 crimes, destes destacam-se a espionagem, fraude bancária e roubo de tecnologia.
Recentemente, a ministra francesa de negócios estrangeiros referiu que a União Europeia deveria repensar se realmente quer confiar a implementação do 5G à empresa chinesa.
Passando a empresas, a Vodafone é uma das que está a suspender o uso de equipamentos da Huawei como medida de proteção dos clientes. Várias empresas também já proíbem a utilização de emails e cartões SIM empresariais em smartphones da Huawei.
Dado que este escândalo está a tomar proporções enormes, o mais provável é que em breve a Europa se imponha e siga o mesmo caminho dos Estados Unidos, isto é quase sinónimo do fim da Huawei, afinal de contas, o seu maior lucro vem da Europa.
Porque se diz que a Huawei está a vender os emus dados ao governo Chinês?
Se reparares, o governo Chinês injeta bastante dinheiro na Huawei, a troco de quê? Provavelmente dos teus dados!
Para além disso, repara que a Huawei consegue fazer propostas incrivelmente mais baixas do que as dos concorrentes aos operadores, no que toca a infraestruturas de rede, talvez estes preços sejam possíveis devido ao orçamento que o governo Chinês paga à empresa.
Algumas decisões tomadas pela empresa que poderão ser sinal de que a Huawei poderá estar a recolher os teus dados são a impossibilidade de desbloquear o Bootloader do teu smartphone (que te daria a possibilidade de instalar outra ROM livre de software e aplicações da Huawei que eventualmente podem estar a recolher os teus dados para vender ao governo Chinês). As permissões que o Huawei Mobile Services requer, é também indicativo do tipo de dados que podem estar a ser recolhidos.
Para finalizar este capítulo, os processadores e modems dos equipamentos da Huawei são fabricados pela própria empresa, isto significa que não se consegue saber se realmente existem barckdors que recolham as tuas informações ou não.
Qual é o problema dos meus dados irem parar ao governo Chinês?
A China, para além de limitar imenso a liberdade de expressão, é também uma das maiores potências mundiais a nível militar. Não só tem um exército que mete medo, como armamento para deixar qualquer potência mundial em cinzas.
Lembra-te ainda que o presidente da Huawei, Ren Zhengfei é um ex-militar do exército popular de libertação na China.
A Google, Apple e Microsoft também recolhem os meus dados, porque não há tanta preocupação?
Estas empresas e muitas outras recolhem os teus dados para melhorarem os seus serviços e para te fornecerem informações mais úteis e adequadas aso teus interesses. No caso da Google as informações recolhidas permitem que as tuas pesquisas no Google apresentem resultados adequados aos teus interesses, permitem que o te seja apresentada a meteorologia na zona que geralmente frequentas, dentro de muitas outras coisas. O mesmo acontece com a Apple, Microsoft e outras tantas empresas que apenas querem os teus dados para melhorar os teus serviços e não para vender a empresas de terceiros, muito menos para vendê-los ao governo chinês.
Concluindo, em que ficamos? Devo ou não confiar na Huawei?
Até ao momento, apesar de tudo fazer sentido, ainda não existem provas concretas da ligação da Huawei com o Governo Chinês, portanto até estas existirem a Huawei é inocente.
Visto que a nossa segurança e privacidade online é vale muito, recomendamos que tenhas cuidado e desatives as permissões das aplicações da Huawei no teu smartphone.
Aqui, no Tekcore, vamos estar a par do caso da Huawei e iremos trazer-te as novidades. Segue-nos no Facebook e ativa as notificações do nosso site para não perderes um único artigo sobre tecnologia e sobre este caso da Huawei!
Sem comentários