Sabes lidar com Phishing? A Google diz que não!
Hoje o projeto Jigsaw da Google publicou um teste que testa a capacidade dos seus utilizadores identificarem e-mails de phishing. O teste envia uma série de e-mails para ver se consegues identificar os sinais de phishing ou não, informando-te no final dos mesmos.
“O phishing é, de longe, a forma mais comum de ataque cibernético” - Jigsaw
Segundo a unidade Jigsaw da Google num post no blog, “Um por cento dos emails enviados hoje são tentativas de phishing.” Segundo o post, o teste é baseado em testes realizados com 10.000 jornalistas, ativistas e líderes políticos.
No total, há oito exemplos em que a Google te testa, algumas vezes através da representação de e-mails ilegítimos e outras tentativas de phishing. Muitos dos exemplos são, na verdade, baseados em eventos reais, como a tentativa maciça de phishing que atingiu os utilizadores do Google Doc em 2017 ou um email que os hackers russos enviaram para o gerente de campanha de Hillary Clinton em 2016.
Após cada e-mail, o Google explica como identificar os sinais, geralmente passando o ponteiro do rato sobre os links para verificar onde eles levam e verificando a ortografia dos endereços de e-mail. Os utilizadores mal intencionados, mais conhecidos como hackers, geralmente tentam enviar e-mails com URLs contendo nomes de empresas como o Google ou o Dropbox, que obviamente levam a "vítima" para um site falso.
O Google Jigsaw é um projeto de incubadora experimental dentro do Google que tem como objetivo lidar com amplos problemas geopolíticos no espaço tecnológico, muitas vezes através de microsites e projetos de software relativamente simples. Há pouco tempo, a plataforma produziu software de detecção de "vândalos", uma ferramenta de código aberto para ajudar as organizações de mídia a fornecer aos jornalistas VPNs e ferramentas de inteligência artificial que filtram linguagem abusiva.
Sem comentários