WiFi: As redes Wireless fazem mal à saúde?
As ondas eletromagnéticos estão presentes em todo o lado, embora na maior parte das vezes nãos estejamos a ver os emissores, estamos constantemente a ser afetados por este tipo de ondas, mas até que ponto estas podem afetar a nossa saúde?
Existem vários casos pelo mundo fora de pessoas com hipersensibilidade à radiação eletromagnética não-ionizante, que é emitida por equipamentos que utilizamos no nosso dia a dia como smartphones, redes sem fios, redes móveis (3G/4G), microondas, etc.
As pessoas com hipersensibilidade à radiação eletromagnética ficam com náuseas, enjoos, dores de cabeça quando expostas a este tipo de radiações.
Em 2011 a OMS classificou as radiações emitidas pelos telemóveis como "possíveis cancerígenas", o que só reforçar a ideia de que as radiações eletromagnéticas afetam negativamente a nossa saúde.
Vários investigadores conseguiram provar que as ondas eletromagnéticas emitidas pelos nossos routers alteram a forma como as células do nosso cérbero funcionam, levando ao aparecimento de tumores, hiperatividade ou até mesmo insónias.
Há também investigadores que afirmam que a radiação emitida pelas redes wireless não têm qualquer impacto na nossa saúde visto que utilizam frequências baixas e a intensidade é também muito baixa, de qualquer forma não custa nada prevenir por isso deixamos-te abaixo alguns cuidados que podes ter para evitar estar constantemente a "levar" com a radiação eletromagnética das redes sem fios.
- Desligar o router quando não estiver a ser usado;
- Coloque o router numa zona menos usada, para evitar um contato tão direto com a radiação;
- Deixar de usar redes wireless em casa e utilizar apenas redes com fios;
- Evite o uso de routers no quarto;
- Preferir um jornal em papel em vez do digital, uma conversa num café com os amigos em vez de uma conversa no chat, passear ao ar livre a uma hora de lazer no computador
Visto não haver nenhum estudo com resultados concretos, acredito que é importante evitarmos ao máximo a exposição às redes sem fios. Como diz o ditado popular, "vale mais prevenir do que remediar", por isso recomendo vivamente que sigas as recomendações que te sugeri acima pois não custam nada e podem vir a ajudar imenso a melhorar a nossa saúde.
Sem comentários