Qual o melhor antivírus gratuito para o Windows 10?
O Windows 10 é o mais recente sistema operativo da Microsoft e também o mais utilizador, por isso os hackers focam-se em atacar este sistema ou o Windows 7 que é o 2º mais utilizado mas é o mais fácil de atacar.
No Windows 7 a Microsoft lançou o Microsoft Security Essentials, um antivírus gratuito que promete ter uma boa performance, boa taxa de deteção e um baixo impacto no desempenho do Windows. Realmente a Microsoft conseguiu cumprir o que prometeu, no entanto, no Widnows 10 a Microsoft foi mais à frente e apresentou o Windows Defender que foi alvo de melhorias nas mais recentes atualizações do Windows 10.
Uma dúvida muito frequente dos utilizadores do Windows 10 é "qual o melhor antivírus gratuito para Windows 10". A resposta é muito simples, é o próprio Windows Defender!
Há quem diga que é o Bitdefender Free, Avira Free ou até mesmo o Avast, mas após usar todas estas soluções de segurança gratuitas, facilmente chegamos à conclusão de que o Windows Defender é o melhor antivírus gratuito para o Windows 10.
Na verdade, não é que as outra soluções não sejam boas, muito pelo contrário, na maior parte das vezes até têm uma maior taxa de deteção do que o Windows Defender, no entanto o número de falsos-positivos é muito mais elevado do que o do Windows Defender, assim como o impacto no desempenho do Windows, os pop-ups chatos com publicidade das soluções pagas é também uma das maiores desvantagens dos outros antivírus.
Por ser da Microsoft, podemos dar alguma confiança ao Windows Defender, afinal de contas ele é desenvolvido pela mesma empresa que desenvolve o Windows e o conhece melhor do que ninguém.
Para além disso, segundo os testes da AV-Test, o Windows Defender não fica nada mal posicionado dentro das soluções de antivírus gratuitas de outras empresas, por isso podemos afirmar que se trata de um bom antivírus, embora não seja o melhor no que toca a taxa de deteção de malware.
A nível de desempenho, temos de admitir que o Windows Defender tem um impacto mínimo no desempenho do Windows, assim como o Windows Defender temos também o Bitdefender Free e o Kaspersky Free que têm soluções baseadas na Cloud que acabam por reduzir o seu impacto no desempenho do Windows.
Por não ter pop-ups "manhosos" nem qualquer tipo de publicidade, ter uma boa taxa de deteção, um fraco impacto no desempenho do sistema e por ter algumas funcionalidades muito uteis como a proteção contra rootkits ou contra ransomware, o Windows Defender é uma excelente solução para o utilizador comum.
A nossa recomendação para ti que procuras uma solução antivírus gratuita, é teres um comportamento defensivo e utilizares o Windows Defender juntamente com análises semanais do MalwareBytes.
Que antivírus utilizas?
Sem comentários