Novidades

Será o fim da Internet? O que dizem os artigos 11 e 13 da UE



Se vives na União Europeia (como eu), os Artigos 11 e 13 serão uma ameaça para a Internet livre que conhecemos. Pode parecer exagero mas não é, o artigo 13 que visa proteger os direitos de autor pode vir a resultar em severas restrições para a partilha de imagens, vídeos e outras coisas partilhadas pelos utilizadores nas redes sociais  como o Facebook, Instagram, Twitter e até mesmo no Youtube.

Para além disso, o Artigo 11 pode vir trazer o fim de serviços como o Google Noticias visto que terão de pagar para partilhar as notícias e links.



O que é o Artigo 13?

O Artigo 13 visa defender os direitos de autor, se entrar em vigor, terá validade nos países que compõem a União Europeia. O projeto foi apresentado em 2016 e, apesar de uma intensa campanha contrária, recebeu aprovação pela Comissão de Assuntos Jurídicos do Parlamento Europeu.

Basicamente, o Artigo 13 determina que plataformas online, independente de tamanho ou do tipo de serviço oferecido, filtrem uploads de conteúdo para combater a violação de copyright por parte dos usuários.

Os defensores da lei afirmam que a iniciativa tornará o mercado mais justo e sustentável para criadores de conteúdo, imprensa e afins. Já os que se opõem à ideia temem por um cenário restritivo o suficiente para dificultar a liberdade de expressão e até a viabilidade de determinados negócios baseados na Internet.

Para teres  uma ideia, vários veículos europeus passaram a chamar atenção do assunto frisando que o Artigo 13 acabará com os "memes".

Frequentemente, "memes" são baseados em pequenas partes de filmes, eventos desportivos ou programas de TV. Isso significa que boa parte dos "memes" surgem de materiais protegidos por copyright. É aqui que a situação fica preocupante: as plataformas online terão que fazer filtragens automáticas para não violar os direitos sobre esse conteúdo.

Assina aqui o abaixo-assinado contra os Artigos 11 e 13


É óbvio que a restrição não se limita a "memes". Praticamente qualquer tipo de conteúdo que, de acordo com os critérios do Artigo 13, comprometerem os direitos de autor, deverão ser filtrados em redes sociais, serviços de armazenamento e partilha de conteúdo, plataformas colaborativas (como a Wikipedia), servidores, entre outros.

O Artigo 13 pode implicar a morte de serviços como o Google Imagens, a própria Google admitiu não ter forma de pagar os direitos de autor para cada imagem que tem presente na sua base de dados, isso poderá implicar o fim da plataforma. Tal como o fim do Google imagens, poderemos ter o fim de vários canas do Youtube Portugueses. 

O que é o Artigo 11?

O Artigo 11 é outro ponto polémico da proposta, embora tenha  recebido menos atenção. Essencialmente, o Artigo 11 determina que plataformas online paguem uma espécie de taxa ou licença para disponibilizar links para notícias com pequenas partes destas.

Para além de polémica, esta ideia ideia tem grandes hipóteses de terminar em fracasso. Em 2014, o Google News foi encerrado em Espanha por conta da imposição de uma cobrança similar. O efeito do encerramento do serviço foi sentido já no dia seguinte à decisão: diversos criadores de conteúdo registaram entre 10% e 15% de queda nos acessos às suas páginas.

O que podemos fazer contra estes Artigos 11 e 13?

Em termos práticos, estes Artigos 11 e 13 significam o fim de vários serviços na Europa, alguns deles serão o Google Imagens, Google Notícias. As redes sociais deixarão de fazer sentido visto que apenas servirão para troca de mensagens, tal como as SMS.

Estes artigos podem ser já aplicados a 1 de Janeiro de 2019. O melhor que temos a fazer para acabar com esta "luta" é manifestarmos assinando este abaixo-assinado.

Poderás dar mais força a este movimento seguindo a hastag #SaveYourInternet nas redes sociais.



A Equipa do Tekcore recomenda


Qualcomm: Snapdragon 8150 será apresentado em dezembro


Review: Assassin's Creed Odyssey, o ar fresco da franquia


Apple: Novo iPad Pro também é "dobrável"

Sem comentários