Novidades

Desfragmentação: Fazer ou não em discos HDD e SSD?

Os SSD (Solid State Drive), sucessores dos HDD (Hard Disk Drive), são os discos mais rápidos do mercado que prometem acelerar o computador graças à sua excelente velocidade, comparativamente a um HDD.

Uma das questões mais frequentes quando se muda de um HDD para um SSD é a sua manutenção. Nos discos HDD é necessário fazer a desfragmentação para manter o disco otimizado, nos SSD esta manutenção tem um efeito negativo, ou seja, prejudica a vida útil do disco.


Uma das principais diferenças entre os HDD e os SSD está no modo como os dados são gravados. Enquanto os discos rígidos utilizam pequenas estruturas magnéticas para armazenar a informação, nos SSD isso acontece de forma eletrónica.

A tecnologia de armazenamento de dados de forma eletrónica é bastante vantajosa ao nível da velocidade e fiabilidade, no entanto, o seu número de gravações é mais curto do que nos HDD.

O que é a desfragmentação?

De forma resumida, a desfragmentação é um processo que permite juntar fragmentos de ficheiros num disco. Este processo permite que os dados sejam armazenados de forma ordenada e contínua no disco.
Este processo é semelhante à arrumação da tua casa: os produtos da cozinha vão para a cozinha, os da casa de banho vão para a casa de banho e os da sala vão para a sala, em vez de andarem espalhados por toda a casa. Com a casa arrumada, é mais fácil e rápido encontrares o que procuras.

Desfragmentação nos discos HDD

Nos discos HDD, a leitura dos dados é feita de forma mecânica, isto é, existe uma "agulha" que lê os dados (0 ou 1) nos setores do disco. Com a fragmentação, essa agulha tem de se deslocar várias vezes para ler o ficheiro, tornando o processo lento.


Com a desfragmentação, os dados são reorganizados e escritos de forma contínua, evitando assim que a agulha se tenha de deslocar por todo o disco à procura dos fragmentos do ficheiro. Este processo permite acelerar os discos HDD, pois a agulha que efetua a leitura dos dados encontra todos os fragmentos do ficheiro de forma contínua.

Desfragmentação nos discos SSD

Nos discos SSD a gravação dos dados é feita de forma eletrónica (memória flash), por isso não existe qualquer tipo de agulha que percorre o disco para efetuar a leitura dos dados, logo a desfragmentação não irá aumentar o desempenho do disco já que o controlador consegue aceder a todo o disco ao mesmo tempo.



A razão pela qual não é recomendado fazer a desfragmentação de discos SSD é o desgaste que esta causa, sem oferecer qualquer beneficio. Por terem menos ciclos de gravação que os HDD, a desfragmentação dos discos SSD acaba por reduzir a sua vida útil de forma desnecessária, uma vez que para realizar a desfragmentação é necessário efetuar leitura e escrita de dados para mover os ficheiros.

Quando devo desfragmentar o meu disco HDD?

Se tens um Sistema Operativo recente como o Windows 7, 8 ou 10, não tens de te preocupar, o Windows irá efetuar uma desfragmentação semanal ao teu HDD de forma automática. Se tiveres um disco SSD também não necessitas de te preocupar, o Windows irá reconhecê-lo e por isso não irá efetuar a sua desfragmentação.

Se tens um Sistema Operativo antigo como o Windows XP, deves efetuar a desfragmentação do teu HDD de forma manual, utilizando o Desfragmentador de Disco do Widnows ou uma ferramenta de terceiros.

A Equipa do Tekcore recomenda:




Sem comentários