Novidades

WiFi público? Conhece estas 5 dicas de segurança!


Em geral, oferecer uma rede Wi-Fi aberta parece ser uma ideia de publicidade genial. Seja és o dono de uma biblioteca, de um refeitório da faculdade, de um barzinho, de um restaurante, ou da recepção de um aeroporto, estás a dar às pessoas a única coisa que elas mais amam em 2018: Internet de graça.

Quanto mais tempo passarem online, mais tempo eles vão passar no teu negócio, e mais hipóteses têm de comprar algo para comer, tomar um cafézinho, ou alguma outra bebida antes do seu voo.
O problema com as redes Wi-Fi abertas é que as suas configurações de segurança são as mais básicas possíveis. Alguns lugares, como hotéis, tomam medidas de segurança como passwords que são parecidas com os números de seu quarto, mas a maioria deles só dependem de uma senha disponível publicamente para que te autentiques na rede. Isso é um grande problema. Sem uma password ou qualquer outra medida de proteção, tudo o que visitas,  escreves e transferes numa rede Wi-Fi aberta pode ser rastreado por um hacker com um pouco de conhecimento e algumas ferramentas simples. E o pior de tudo, alguns hackers vão além e criam uma rede Wi-Fi fraudulenta que “emula” a rede aberta. Muitas vezes, os utilizadores  menos atenciosos ligam-se a essa rede falsa ao invés da verdadeira. Eles ainda podem aceder à Internet, mas o dono da rede Wi-Fi fraudulenta pode ver tudo o que fazes online.

Então, como posso me proteger usando uma rede Wi-Fi aberta? 


Alguns dizem que a única forma de se proteger é evitar o uso das redes Wi-Fi abertas. Mas para várias pessoas, isso não é uma escolha. Pelo menos, não é uma escolha conveniente, seja no trabalho ou no meio de uma viagem. Quando te ligas a uma rede  Wi-Fi pública, estas cinco práticas vão ajudar-te a manter-te seguro:

1. Usa uma VPN

As redes virtuais privadas (VPNs) foram criadas praticamente para serem usadas nas redes Wi-Fi abertas. Estas oferecem aos utilizadores um túnel de proteção pelo qual os seus dados passam e vão para a Internet, assegurando que ninguém possa espionar o que estás a fazer enquanto estás online.

2. Certifica-te de usar apenas ligações SSL:

Antes de navegar online, ativa o recurso "Usa sempre HTTPS” no teu browser para teres um nível extra de segurança e apenas visitares os sites que forem aprovados como legítimos.

3. Não compartilhes nada

Não importa o que o teu professor do terceiro ano disse, não se deve compartilhar nada em redes Wi-Fi públicas. Desligar a partilha de ficheiros é uma tarefa simples, basta  ires  à secção apropriada do  Painel de Controle.

4. Certifica-te que a rede Wi-Fi que estás a usar é a rede oficial do local. 

Como mencionado, alguns hackers são tão sofisticados ao ponto criam a sua própria rede Wi-Fi com um nome parecido com a da rede verdadeira. Se você estiveres no Starbucks, a rede com o nome “Starbucks” deve ser a rede oficial na qual você deve se conectar, mas um hacker pode criar uma rede diferente chamada “Starbucks Oficial”. As pessoas vão pensar que essa é a rede legítima e irão ligar-se a ela. Se te aperceberes de alguma coisa suspeita, fala com o gerente da loja ou do restaurante para resolvê-la.

5. Use um programa antivírus de qualidade em todos os instantes.

Isso deveria ser uma regra universal, considerando o número de malware, spyware e outros vírus espalhados por todos os lugares da Internet hoje em dia. Procura pelo melhor programa antivírus para o teu sistema e para as tuas necessidades, e certifica-te de executar o programa sempre que estiveres ligado a uma nova rede, não importa o tempo que irás usá-la.


Como desativar economia de energia dos routers Technicolor?



Sem comentários