Fabricante de CPUs dos novos iPhones sofreu um ataque de vírus
Na passada sexta-feira a companhia responsável pela produção de processadores para os futuros iPhones, a TSMC, sofreu um ataque de vírus tendo de interromper a sua atividade em algumas das suas instalações. A diretora financeira da companhia Taiwanesa Lora Ho confirmou o ataque em conversa com Bloomberg,
A TMSC já foi atacada com vírus anteriormente, mas esta é a primeira vez que um ataque afeta as nossas linhas de produção”, comentou a executiva. Apesar de não dar muitos detalhes sobre a situação, a empresa garantiu que algumas das fábricas que tiveram os trabalhos interrompidos voltaram ao normal durante o sábado (4)
Vários analistas admitem poderão existir possíveis atrasos no fabrico dos novos modelos do iPhone que deverão ser anunciados pela Apple em setembro. Segundo Marki Li, membro da equipa de análises de mercado Sanford C. Bernstein, os bons resultados do quarto trimestre da Apple deverão minimizar os impactos do atraso provocado pelo ataque de vírus à TSMC.
A TSMC espera que esse incidente cause atrasos na entrega e custos adicionais. Estimamos que o impacto na receita do terceiro trimestre seja de cerca de três por cento e o impacto na margem bruta seja de um ponto percentual. A Companhia está confiante que os envios atrasados no terceiro trimestre serão recuperados no quarto trimestre de 2018, e mantém a sua previsão de alta de receita de um dígito para 2018 em dólares dos EUA, dada em 19 de julho de 2018.
A maioria dos clientes da TSMC foram notificados sobre este problema, e a empresa está a trabalhar de perto com os clientes num novo cronograma para entrega das encomendas. Os detalhes serão comunicados a cada cliente individualmente nos próximos dias
Apesar das fabricantes estarem preparadas para estes imprevistos pois no inicio da produção as fabricantes optam por exceder o fabrico de processadores durante a fase inicial, a TSMC espera uma redução de 3% na sua receita no terceiro trimestre deste ano.
Para além da Apple a AMD poderá ser uma das prejudicadas por este ataque à TSMC que curiosamente aconteceu após o lançamento do novo Threadripper.
Para além da Apple a AMD poderá ser uma das prejudicadas por este ataque à TSMC que curiosamente aconteceu após o lançamento do novo Threadripper.
Sem comentários