Google poderá levar mais uma grande multa da Comissão Europeia
A Google e a Comissão Europeia já tiveram melhores tempos, após a Google levar uma multa que bateu recordes, a Google prepara-se para levar outra multa gigante.
Desde há algum tempo que se fala que a Google continua a ter acesso à localização dos seus utilizadores, mesmo tendo estes desligado o acesso à localização do smartphone. Esta situação já não é novidade para ninguém, aliares eu próprio tenho a localização do meu smartphone desativada, bem como o histórico de localizações, e nas pesquisas do Google continua a aparecer a localização de onde fiz a pesquisa. No Google Maps a situação é semelhante, ao abrir o Maps aparece logo no mapa a cidade onde estou, embora não seja uma localização precisa.
Esta atitude é imoral e viola a privacidade dos utilizadores. Afinal de contas se desligamos o acesso à localização por alguma razão é.
Após várias reclamações a empresa de Mountain View confirmou que continua a recolher dados da localização dos utilizadores para determinados serviços. A empresa afirmou também estar a trabalhar numa nova de informar os utilizadores da situação criando uma página com questões e respostas, tipo F.A.Q..
A Comissão Europeia não está de acordo com a atitude da Google pois cada vez mais valoriza a privacidade de todos os cidadãos. Com isto podemos ver que o RGPD é cada vez mais importante, e que, a atitude da Google vai contra as políticas do RGPD.
Este processo da Comissão Europeia contra a Google vai continuar e, provavelmente, a Google deverá levar outra (grande) multa por estar a violar a privacidade dos seus utilizadores Europeus.
Para os mais preocupados com a privacidade, sugerimos que utilizem outros motores de busca, de qualquer forma não há como negar que os serviços da Google são dos melhores, se não os melhores.
Sem comentários