Novidades

Tens o Ccleaner instalado? Está na hora de o removeres do teu PC!




O Ccleaner é uma das ferramentas mais conhecidas que permite otimizar e limpar ficheiros residuais dos teu computador, mas parece que a fama do Ccleaner vai passar a ser negativa visto que na nova atualização passa a ser impossível não enviar dados de utilização para a Avast, a nova dona do Ccleaner.

Ultimamente o Ccleaner tem vindo a perder a sua fama devido à publicidade intrusiva, pop-ups desagradáveis e recolha de dados. Tudo isto começou a estar presente no Ccleaner desde que este foi adquirido pela Avast, uma empresa dona de vários softwares de segurança com pouca credibilidade no que toca a privacidade.

Na nova versão do Ccleaner5.45.6611, a Avast decidiu por o fim à privacidade dos utilizadores do Ccleaner. Na nova versão do Ccleaner (5.45.6611) passa a ser impossível deixares de fornecer os teus dados à Avast e aos seus parceiros.
Outra novidade (má) é a remoção da opção que permite ligar / desligar a Monitorização Ativa, ou seja agora está sempre ativa. Isto significa que o Ccleaner estará sempre aberto em segundo plano sendo apenas possível desligá-lo através do gestor de tarefas.


Após várias reclamações a Avast reconheceu que este ataque à privacidade dos utilizadores do Ccleaner não é benéfica e por isso anunciou que está a trabalhar numa atualização que irá acabar (atenuar....) este problema, mas ainda sem datas anunciadas.

A nossa sugestão é, obviamente, que desinstales este software a passes a utilizar o embutido no Windows visto que as versões antigas do Ccleaner já recolhem alguns dados e por isso é mais do que óbvio que o Ccleaner não vai voltar o software que era nas versões anteriores às 5.X.XXXX. 
Outra opção é usares uma versão anterior à 5, no entanto arriscas-te a ter complicações com o Windows visto tratarem-se de versões obsoletas.

Utilizas o Ccleaner? Planeias fazer migração para outro software?

Sem comentários