Novidades

Google lança a versão final do Android 9.0 (Android Pie)

Muito se especulou em relação ao nome daquela que é a nova versão do Android. Inclusive, a Huawei chegou a dizer que o Android 9 se chamaria "Pistachio" numa troca de mensagens com um utilizador que pedia por suporte.

No entanto, parece que afinal as coisas não são bem assim e a Google dá hoje a conhecer o nome da nova versão. O Android P tem o nome de "Android Pie".

É hábito da Google apelidar as suas versões do Android com recurso ao nome de um doce. E desta vez não foi exceção, e o Android 9.0 "é" agora uma tarte (em português de Portugal).

A revelação do nome deste Android era esperada para mais tarde, no entanto, a Google adiantou-se e decidiu lançar a versão estável do Android Pie, sendo seguro dizer que a nova versão está pronta para entrar em ação.


Como sempre, e de forma óbvia, os smartphones Google Pixel serão os primeiros a receber a atualização via OTA. Inclusive a mesma começará a chegar ainda hoje para download e instalação para que os utilizadores destes smartphones estejam aptos para experimentar o Android Pie na sua versão estável. O Essential Phone é o único smartphone não-Google a receber ao mesmo tempo.

Os smartphones com Android One serão o próximo passo, e receberão o Android 9.0 Pie até ao fim do outono (hemisfério norte).

As funcionalidades relacionadas com o "bem-estar digital", ou seja, a monitorização do tempo despendido em determinadas apps, controlo do brilho e cor do ecrã antes do utilizador adormecer, por exemplo, serão adicionadas numa próxima atualização.

Os smartphones que não fazem parte do programa Android One terão de esperar algum tempo (indeterminado) já que depende exclusivamente das próprias marcas.



Estás ansioso por receber a nova atualização?

Sem comentários