Novidades

Tornar Portugal líder no 5G a nível Europeu: esta é a proposta da Huawei

Podemos considerar o 5G uma tendência tecnológica que tem vindo a ser desenvolvida durante este ano, e que ainda não se encontra totalmente formada. A nova rede ainda se encontra em fase de testes em vários países.


Portugal até nem se pode queixar muito no que diz respeito às mais recentes inovações tecnológicas, nomeadamente este tipo de ligações. Pelo menos no meio urbano, existe uma forte presença de novas tecnologias relacionadas com os vários tipos de rede.

A ANACOM já começou a trabalhar para a entrada definitiva do 5G em Portugal, encontrando-se a trabalhar arduamente no seu lançamento. No entanto, existe uma marca - por sinal bastante conhecida - que com tanta escolha na Europa, escolheu o país mais a ocidente para liderar o 5G a nível europeu.


Huawei quer Portugal a liderar o 5G a nível Europeu



A Huawei tem sido evitada (e muito) nos Estados Unidos da América, e isso poderá trazer vantagens a nível Europeu, especialmente no que diz respeito ao 5G.

Agora, a marca chinesa quer tornar Portugal o líder em 5G, segundo o site Android Headlines. Com vista a tornar realidade este objetivo, a Huawei estabeleceu uma parceria com a Altice, que detém a famosa operadora de telecomunicações portuguesa MEO.



O responsável da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, disse que a empresa estará entre as primeiras operadores do mundo a comercializar redes 5G. Com vista a confirmar os ambiciosos planos da Altice, a empresa atingiu velocidades de 1.5Gbps com um router de testes da Huawei.

Os consumidores portugueses poderão comprar dispositivos 5G no máximo até 2020, com o primeiro desses produtos a estrear-se em Portugal já em 2019. Embora a Altice tenha capacidade tecnológica para vender e manter as ofertas 5G nos próximos dois anos, as soluções 5G podem não se generalizar em Portugal antes de 2021 ou 2022 devido a preocupações ou dificuldades que precisam de ser estudadas, relacionadas à rentabilidade.

Portugal encontra-se então num panorama bastante favorável ao seu crescimento neste área, podendo brindar-nos com esta tecnologia bastante rápido, podendo mesmo conseguir vantagem em relação aos restantes países europeus.


Acreditasna breve chegada do 5G a Portugal?!


Sem comentários