Novidades

Porque é que a Samsung e a Xiaomi lideram a tabela dos smartphones mais problemáticos?

Tanto a Xiaomi como a Samsung são duas excelentes fabricantes de smartphones. A grande diferença é que uma delas, a Samsung, já lidera o mercado Android há alguns anos enquanto que a marca chinesa Xiaomi ainda se encontra a construir o seu percurso, estando em ascensão. Esta já demonstrou que pode fazer tudo, e é uma séria ameaça aos maiores fabricantes de smartphones pela excelente relação preço/qualidade que os seus smartphones possuem.

Provavelmente estás a ler este post pelo facto de teres andado a par de todas as mais recentes notícias e que, como sabes, a Samsung e a Xiaomi foram consideradas as marcas de smartphones Android mais problemáticas, segundo um estudo da "Blancco".

O Tekcore não fez qualquer post relacionado ao tema pelo facto de este tipo de estudos valerem o que valem. Para além disso, não podemos guiar-nos apenas pelos números quando é desconhecida pela maioria do público, a verdadeira razão destas duas marcas liderarem (pelo lado mau) a tabela dos smartphones Android mais problemáticos.


Mais smartphones = mais trabalho = mais problemas para resolver


Ora vejamos quais as marcas que se encontram nos primeiros lugares do ranking: Samsung, Xiaomi, Motorola e Huawei... Estas são talvez as marcas que mais smartphones produzem com vários lançamentos anuais.

É óbvio que todos os smartphones passam por controlo de qualidade, no entanto, garantir que não existirão problemas num ou outro smartphone é impossível. Poderão sempre existir determinados defeitos em algumas unidades.

Então, temos marcas que atuam nas várias gamas: gama de entrada, gama média e gama alta. A Samsung e a Xiaomi estão presentes em todos estes setores. Sendo assim, é muito mais provável existirem problemas em marcas que atuam em várias gamas do que naquelas que atuam apenas numa delas.

Tenho a certeza de que se analisássemos as marcas mais problemáticas apenas nas gamas altas, este estudo seria completamente virado do avesso. Não quero com isto dizer que smartphones de gamas mais baixas, tanto da Samsung quanto da Xiaomi não são bons aparelhos, no entanto, ainda que surjam problemas, não quer dizer que seja em todas as unidades.



Proporcionalidade: aumentam as vendas, aumentam as queixas



É perfeitamente normal. Quanto mais gente comprar smartphones a uma determinada marca, mais problemas haverão. No entanto, também haverão ainda mais pessoas a considerarem que foi uma boa compra.

Da mesma forma que as queixas aumentam, aumenta também o índice de satisfação. Para além disso, é preciso lembrarmo-nos que estamos a falar principalmente de duas marcas que atuam nas mais variadas gamas, ou seja, os problemas podem demorar bem mais a serem corrigidos.




Suporte técnico


Neste quesito, a Xiaomi perde e é talvez por isso que está onde está, sem esquecer as razões anteriores. Esta é uma marca que tem vindo a "conquistar" o mundo, estando presente em vários países Europeus.

No entanto, ainda não é qualquer país que tem suporte técnico autorizado e credível. Em Portugal, por exemplo, apesar de não existir nenhuma loja Xiaomi, existem revendedores autorizados que têm a possibilidade de prestar serviços de garantia caso aconteça algum problema.

No entanto, o mesmo não acontece no Brasil, por exemplo. Este mercado emergente adquire Xiaomi apenas através de importações, essencialmente da China e de revendedores não autorizados o que dificulta a prestação de suporte técnico e por essa razão, caso surjam problemas, será mais difícil vê-los resolvidos.




Alguns utilizadores também podem ter culpa


Não queremos culpar ninguém, no entanto, é recorrente este tipo de situações. Tanto a Samsung como a Xiaomi têm à disposição diverso material que permite a modificação do sistema, por exemplo, como Custom Roms.

Muitas vezes, há quem se aventure nestas modificações mesmo sem ter a devida noção de como são feitos os procedimentos o que leva a alguns problemas de firmware, que o utilizador comum é incapaz de resolver.

Portanto, recomendamos que efetue este tipo de procedimentos caso esteja informado de como é feito o processo.

Para além disso, existe o típico utilizador que deixa cair o smartphone, por exemplo, o ecrã parte e depois a culpa é da marca porque o ecrã é frágil. Neste caso a marca não tem qualquer culpa! Os smartphones não são feitos para andarem às cambalhotas.




Problemas a nível de desempenho! Estranho?!


A maioria dos problemas nestes smartphones dizem-se ser a nível de desempenho. Antes de mais, é preciso lembrar-te que caso compres um smartphone de baixa gama, um baixo desempenho não é nenhum problema porque é algo natural nestes smartphones. Baixa gama significa uma menor fluidez e rapidez na execução de tarefas.



No entanto, no caso da Xiaomi por exemplo, são muitos os aparelhos que vêm adulterados com "Shop ROMs" que lhe retiram muito do seu potencial e este não é um problema diretamente relacionado com a marca, mas sim com a loja onde adquiriu o smartphone.

No entanto, é legítimo existirem problemas mesmo com tudo em ordem. O próprio sistema pode ter vindo corrompido, ou essa falha poderá ser mesmo proveniente de problemas de hardware.


Conclusão


Está é a minha opinião em relação ao estudo que tem andado a circular. Relembro que, muitas das vezes, os próprios utilizadores são os culpados dos problemas dos seus próprios smartphones, no entanto, não quero com isto defender qualquer marca. No entanto, é comum verificar a marca a ser culpada pelos erros do próprio utilizador.

Todas as marcas têm problemas, principalmente estas que são as que mais vendem e as que mais trabalham, isto é, as que mantêm a sua influência em várias gamas e linhas de smartphones. É compreensível caso estejas revoltado por teres enfrentado problemas com uma delas, no entanto, verás também que existe muita mais gente satisfeita do que pessoas desiludidas com a sua compra, a menos que não soubessem bem o que compraram.

Relembro-te que não tens de desanimar caso estejas interessado em comprar um smartphone destas marcas, porque cada caso é um caso, e estes estudos são o que são.


Já enfrentaste algum problema com estas marcas?!

Sem comentários