Novidades

Google é multada pela União Europeia no valor de 4,3 mil milhões de euros

É um recorde mundial no que diz respeito a este tipo de coimas, no entanto, a verdade é que a Google foi sancionada com uma multa de 5 mil milhões de dólares, equivalente a cerca de 4,3 mil milhões de euros.

Esta é a decisão oficial da União Europeia, que a seu ver, considera ilegal a marca usar o seu próprio reconhecimento a nível mundial e nas apps para Android, ao incluir o Chrome - o famoso browser da Google - de raíz nos smartphones com sistema operativo "Android", caso os mesmos pretendessem ter acesso à PlayStore. Foi também acusada de proibir aos seus parceiros a venda de equipamentos que usem sistemas "rivais" baseados no Android e de financiar alguns fabricantes com o objetivo de ver os serviços Google pré-instalados.

Estas práticas anticoncorrenciais levaram a Comissão Europeia e aplicar esta multa à gigante tecnológica americana, no entanto, as punições podem não se ficar por aí.


Google poderá sofrer ainda mais penalizações



Com vista a acabar com as "práticas ilegais" pelo lado da Google, a UE dá à empresa apenas 90 dias para que a situação seja regularizada. Caso a Google se recuse a fazê-lo, ou não o faça no prazo definido, corre o risco de sofrer punições no valor de 5% das suas próprias receitas, diariamente.

Margrethe Vestager afirma que "a Google usou o Android como um meio para cimentar o seu domínio como motor de busca" e que sendo assim, estas práticas "negam aos rivais a hipótese de inovar e competir neste setor".

Sundar Pichai, CEO da Google, reagiu no blog oficial da empresa dizendo que "a decisão ignora o facto de que o Android concorre com os telemóveis iOS, algo que 89% dos entrevistados do estudo de mercado da própria Comissão confirmaram". Acrescentou ainda que a Google é uma das "maiores plataformas do mundo" e que foi "a que mais fez para expandir a escolha de smartphones disponíveis mundialmente".

O comunicado completo pode ser lido aqui.

Vale relembrar que a Google já havia sido sancionada numa coima de 2.7 mil milhões de dólares. A União Europeia alegou que a Google manipulou os resultados do seu motor de busca.

Num comunicado à Insider, a Google disse que "o Android  criou mais escolha para todos, não menos. Um ecossistema vibrante, inovação rápida e queda dos preços são sinais clássicos de uma concorrência robusta. Acrescentaram também que iriam "recorrer da decisão da Comissão Europeia".


Qual é a tua opinião em relação a este assunto? 

Via (1, 2), Fonte

Sem comentários