Desbloquear bootloader: vantagens e desvantagens
O bootloader é algo que tem dado que falar no mundo dos smartphones visto haverem cada vez mais tutoriais que ensinam como desbloquear o bootloader do smartphone, o que causa dúvidas relativas às vantagens e desvantagens do desbloqueio do bootloader.
Antes de te enumerar as vantagens e desvantagens de desbloquear o bootloader vou dar-te uma pequeníssima explicação do que é efetivamente o bootloader. De forma resumida o bootloader trata de iniciar o boot do sistema operatico (Android, Windows, iOS, Linux ...) ou o recovery.
Nos smartphones mais recentes o bootloader vem bloqueado por questões de segurança (ou não). Isto quer dizer que o bootloader só irá aceitar ROMs com a assinatura digital da fabricante e que algumas outras funções estarão bloqueadas, o que proporciona mais segurança (caso sejas um utilizador básico e/ou com poucos conhecimentos no mundo dos smartphones).
Quais as vantagens de desbloquar o bootloader?
Há imensas vantagens em desbloquear o bootloader do teu smartphone, as principais vantagens são a possibilidade de recuperar, personalizar ou fazer backup ao teu smartphone.
De forma mais explicita as vantagens de desbloquar o bootloader são:
- Instalar uma Custom Recovery;
- Fazer Root;
- Backup da ROM;
- Instalar uma Custom ROM;
- Modificar o Kernel;
- Fazer Overclock;
- Instalar Xposed;
- Recuperar um smartphone "brikado".
Quais as desvantagens de desbloquear o bootloader?
Como em tudo na vida o desbloqueio do bootloader também tem as suas desvantagens, embora não sejam preocupantes, são algo a ter em conta. Assim sendo as desvantagens de desbloquear o bootloader são:
- Perda de garantia;
- Risco de segurança (caso o utilizador não seja cuidadoso),
- Caso o desbloqueio não seja feito de forma oficial, existe o risco de deixar o equipamento inutilizável.
Como o desbloqueio do bootloader "salvou" o meu Xiaomi?
Umas semanas após colocar a versão BETA da MIUI 10 (que possui um sistema anti-rollback) no meu Xiaomi Redmi 5 Plus decidi voltar á versão estável (MIUI 9.6) e, visto já conhecer o sistema anti-rollback fiz o desbloqueio do bootloader. Após ter deixado o smartphone em bootloop infinito lembrei-me de instalar a versão estável da MIUI através da ferramente Miflash (que só funciona com o bootloader desbloqueado) e só assim consegui recuperar o meu Xiaomi.
Como podes ver o desbloqueio do bootloader acaba por ser uma "segura insegurança" visto dar-te a segurança de conseguires recuperar o teu smartphone sempre que ele apresentar problemas do género do meu embora ao mesmo tempo possa ser uma brecha de segurança.
Vistas as desvantagens e vantagens do desbloqueio do bootloader recomendo que o desbloqueies apenas se tiveres conhecimentos na área dos smartphones, ROM's e afins. De qualquer forma a escolha é tua, lembra-te de ser cuidadoso pois com o bootloader desbloqueado estás a facilitar alterações ao teu smartphone.
Sem comentários