Novidades

Xiaomi Mi Band 3 | Review à nova smartband low-cost da Xiaomi


Análise Xiaomi Mi Band 3

A Xiaomi Mi Band 2 fez um enorme sucesso por ser uma fitband com uma excelente relação qualidade / preço. Após o lançamento da Mi Band 2 em 2016 a Xiaomi apresentou no passado dia 31 de maio a sucessora da Mi Band 2: a Mi Band 3 que promete ter mais funções, ser mais intuitiva e mais bonita.


Aparentemente a Mi Band 3 aparenta não ter grandes novidades em relação à MiBand 2, mas após uma análise mais profunda vemos que há algumas novidades bastantes interessantes embora a maior diferença seja a nível de design.

 

 

Ecrã e Design

A nova Xiaomi Mi Band 3 destaca-se da Mi Band 2 no que toca a design, agora o ecrã OLED é maior (0.67'') e é também curvo permitindo assim a utilização das novas funcionalidade "swipe" no ecrã da Mi Band 3. O novo ecrã da Mi Band 3 tem um maior brilho mas ainda assim é um pouco difícil ver o conteúdo do ecrã quando este está exposto de forma direta à luz solar.


Falando ainda no ecrã verifica-se que este é mais frágil do que na geração anterior. Em termos de riscos nota-se que é um ecrã frágil pois com uma utilização normal já encontramos alguns micro-riscos, mas agora a maior fragilidade encontra-se nas bordas do ecrã que são sobressaídas e por isso qualquer queda ou raspão serão suficientes para riscar a lateral do ecrã ou até mesmo parti-lo.


O botão da Mi Band 3 foi também totalmente reformulado passando agora a ser um botão capacitivo incorporado no ecrã que permite iniciar uma função, rejeitar ou silenciar uma chamada ou notificação e voltar ao "menu inicial" ou seja, o relógio.


A pulseira da Xiaomi Mi Band 3 sofreu umas pequenas alterações, não a nível de design mas de conforto. Agora os furos para fechar a fivela da Mi Band 3 estão mais próximos, o que permite um melhor ajuste da pulseira ao pulso do utilizador. Para além dos furos mais próximos nota-se que a pulseira é mais maleável o que acaba por tornar o seu uso mais confortável.





 

Funcionalidades

A Xiaomi Mi Band 3 não traz grandes novidades face à versão anterior, mas ainda assim há que dar destaque à total reformulação do funcionamento da pulseira e às pequenas novas funcionalidades.

Na Xiaomi Mi Band 3 encontrarás menus e sub menus,  isto significa que podes navegar pelo menu principal (Horas, passos, tempo, notificações) e, dentro desses menus, existem 3 páginas com informações como podes verificar abaixo onde estão por ordem todos os menus da Mi Band 3 e à sua frente os sub menus (caso existam):

Horas
Passos -> Distância; Calorias queimadas, Bateria
Frequência cardíaca
Meteorologia -> dia seguinte, dia seguinte
Notificações -> Notificações
Mais -> Cronómetro, Silenciar smartphone, Encontrar smartphones, Definições de exibição, sobre



Para navegar os menus basta fazer o gesto "swipe" na vertical e  para navegar nos sub menus basta fazer o "swipe" horizontal.

» MiBand 3 recebe nova funcionalidade!


Na Mi Band 3 o botão capacitivo passa a ter, mais funções como a função de "despertar" a Mi Band, a função de retrocesso ou seja ao pressionar o botão é apresentado o relógio (caso o utilizador esteja no menu) ou é apresentado o primeiro sub menu caso o utilizador esteja dentro de um e a ativação de uma função como por exemplo a medição da frequência cardíaca. Para além de tudo isto o botão serve ainda para silenciar alarmes e chamadas ou para rejeitá-los como acontecia na Mi Band 2.


Para além das funcionalidades acima a Xiaomi Mi Band 3 tem muitas mais funcionalidades que podem ser usar quando o utilizador utiliza a aplicação Mi Fit que é a aplicação oficial da Xiaomi compatível com todas as Mi Bands e todos os gadgets relacionados com saúde da Xiaomi.


     




Abaixo seguem-se as funcionalidades que podemos usufruir quando utilizamos o Mi Fit:

  • Histórico da frequência cardíaca;
  • Desbloqueio do smartphone via Bluetooth(compatível com smartphones Xiaomi ou em qualquer outro a partir do Android 5.0 Lollipop);
  • Monitorização do nível de fitness, com alertas periódicos de inactividade;
  • Controlo da distância percorrida (pedómetro) e calorias queimadas,
  • Monitorização da qualidade do sono,
  • Alarme inteligente,
  • Histórico de dados,
  • Alerta de chamada, mensagem e de meta diária atingida,
  • Apresentação de notificações e o seu respetivo conteúdo;
  • Alerta de vibração para chamada telefónica;  
  • Alerta para eventos:
  • Configuração do ecrã de desbloqueio da Mi Band 3;
  • Programação de gestos na Mi Band 3;
  • Função "Encontrar pulseira"
  • Configuração do modo Não Incomodar;
  • Configuração do pulso em utilização;
  • Suporte para Android e iOS.

 

 

Monitorização de exercício

A principal razão para utilizar uma fitband é a sua capacidade de monitorizar o exercício, e nisso a Mi Band sempre foi boa mas ainda assim a Xiaomi melhorou o algoritmo da Mi Band 3 o que faz com que esta seja ainda mais precisa na ma monitorização de desporto.

» Como colocar a Mi Band 3 em Inglês?


Recorrendo à app Mi Fit podes iniciar manualmente a monitorização de uma atividade física e podes também definir alertas vocais (indicação do número de quilómetros percorridos)ou alertas na própria Mi Band 3 (quando a frequência cardíaca atinge um nível superior ao que definiste nas definições da app).

Mas para além do modo manual a Mi Band monitoriza ainda o teu desporto de forma automática (caso não o faças manualmente). Acontece que a monitorização automática não é muito precisa e por isso não é indicada para quem quer saber ao certo os detalhes do seu exercício.



A razão desta imprecisão é o facto da Mi Band 3 (e anteriores) contarem todo o teu exercício, observa o exemplo abaixo e perceberás que a monitorização automática não é a indicada para quem quer algo muito preciso.

Supondo que vais fazer uma corrida de desde um parque que está a 5 minutos da tua casa até à aldeia mais próxima e demoraste 30 minutos, para além disso após terminares a corrida foste a um café comer qualquer coisa.

Neste caso a Mi Band 3 vai fazer uma única atividade onde irá contar os dados do percurso da tua casa até ao parque e a deslocação ao café ficando assim os dados da tua corrida alterados.

É também importante lembrar que com a app Mi Fit podes sincronizar os teus exercícios com o Google Fit. Isto é muito útil para quem gosta da App da Google mas quer utilizar a sua Mi Band.

 

 

Monitorização do Sono

As Mi Bands da Xiaomi são também muito procuradas pela funcionalidade de monitorização do sono, apesar de serem pouco precisas a fazê-lo. Na Xiaomi Mi Band 3 notei uma melhoria na deteção do sono mas ainda assim os resultados estão longe de serem reais. Na Xiaomi Mi Band 3 a partir do momento em que te deixas na cama e estás quieto (a ver TV por exemplo) a  Mi Band 3 assume que estás a dormir, para além disso se acordares a meio da noite ela não irá detetar.



Apesar da enorme imprecisão a Mi Band 3, ou melhor, da app Mi Fit é capaz de te dar uma ideia de como anda o teu sono. De qualquer forma podes utilizar a app Notify & Fitness que mesmo na sua versão gratuita é capaz de te oferecer uma melhor e mais correta análise do teu sono.

 

 

Monitorização da Frequência Cardíaca

Todas as Mi Bands da Xiaomi utilizam sensores que medem a variação da frequência cardíaca. Este tipo de sensores não é muito fiável mas ainda assim a Xiaomi conseguiu melhorar a precisão da leitora da Frequência Cardíaca na Mi Band 3 com algumas melhorias no seu algoritmo face à geração anterior da Mi Band.
Apesar das melhorias as medições não são as mais corretas, há uma margem de erro (segundo os meus testes) de +/- 8 BPM. Claro que tudo isto depende da forma como medes a tua FC com a Mi Band 3.



A forma de obteres os valores mais precisos é ajustares a pulseira de forma correta no teu pulso, sentares-te numa cadeira com o braço pousado sobre a mesa e respirar fundo durante a medição. Para Se quiseres saber ao certo a tua frequência cardíaca deves fazer 3 medições seguidas e fazer a média das mesmas.

 

 

Autonomia

A autonomia da Mi Band 3 é semelhante à da Mi Band 2. No nosso caso com uma utilização normal de todas as funções desta fitband temos um gasto de 5% por dia. Isto quer dizer que a Xiaomi Mi Band 3 consegue fazer 20 dias de utilização tal como a geração anterior.
Caso não utilizes a função "Assistente de sono" que monitoriza a tua frequência cardíaca durante a noite é possível chegares aos 23~25 dias de autonomia.

 

 

Agradecimentos

Antes de passar ao veredicto gostaríamos de agradecer à Banggood por nos ceder a Xiaomi Mi Band 3 em primeira mão.
Aproveito também para te dizer que recomendo imenso a loja não só por ser nossa parceira mas por ser muito competente nos envios. Esta Mi Band 3 demorou apenas 8 dias a chegar até nós o que é realmente surpreendente pois geralmente nas outras lojas demora cerca de 3 semanas enquanto que na banggood demora no máximo 15 dias a chegar a tua casa!
Se tiveres disponibilidade aconselhamos-te a instalar a aplicação da Banggood que te oferece acesso a toda a loja no teu smartphone e dá-te ainda acesso a descontos exclusivos! 
Queremos também agradecer-te a ti por nos apoiares e por partilhares os nossos conteúdos! É graças a ti que estamos a crescer e a poder trazer-te análises a equipamentos em primeira mão como esta. Muito obrigado!


Design - 9
Funcionalidades - 8
Desempenho - 10
Relação Qualidade / Preço - 9

Síntese


A Xiaomi Mi Band 3 é uma excelente fitband.Os seus pontos fortes são sem dúvida a relação qualidade preço e a capacidade de fazer o que promete sem qualquer tipo de entrave.
Se és um utilizador da Xiaomi Mi Band 2 e estás a pensar em fazer um upgrade para a Mi Band 3 fica atento pois iremos trazer-te um artigo a explicar as diferenças entre ambas as Mi Bands e se vale a pena o upgrade ou não.
Se não tens nenhuma fitband e gostavas de adquirir uma Mi Band então recomendo que compres a 3 visto que a diferença de preços para a 2 não é muita e a tendência é o preço baixar mais.


9


Se quiseres adquirir a tua Mi Band 3 ao melhor preço e com a garantia de que esta chega a tua casa num piscar de olhos clica no botão abaixo e efectua a tua compra!


https://bit.ly/2K8Hp3S

Sem comentários