Novo exame sanguíneo permite diagnosticar vários tipos de cancro atempadamente
O Tekcore tem por hábito dizer que a tecnologia vai acabar por incidir e dominar todas as áreas, apesar de já estar presente em algumas delas. A medicina é um excelente exemplo, na qual a ciência e a tecnologia em conjunto conseguiram desenvolver e prevenir o aparecimento e a cura de doenças, tornando-nos numa sociedade mais saudável.
Os progressos tecnológicos e científicos têm sofrido uma grande revolução nos últimos tempos, e têm-se efetuado várias experiências e testes para a cura e o diagnóstico mais facilitado de patologias, nomeadamente, as mais difíceis de tratar.
Segundo o TNW, apareceu um novo exame de sangue denominado "Biopsia Liquida" que tem a capacidade de detetar até 10 tipos de doenças oncológicas, através da análise a vestígios de ADN libertados na corrente sanguínea. Segundo a fonte, o novo exame tem a capacidade de diagnosticar estas doenças mesmo antes do paciente apresentar sintomas evidentes.
Até agora, o novo método provou ser particularmente capaz na deteção de cancro no ovário e no pâncreas, ambos com taxas de mortalidade significativamente menores quando detectados precocemente para proceder à cirurgia.
Num estudo realizado por cientistas da Universidade de Stanford, este exame foi considerado mais preciso no diagnóstico do cancro do pâncreas, ovário, fígado e vesícula biliar - tendo conseguido detetar a doença em quatro dos cinco pacientes que foram examinados.
Os testes para linfoma e mieloma foram menos precisos, com taxas de detecção de 77%, respectivamente. O cancro do pulmão e os cancros na cabeça e pescoço ficaram mais atrás, com taxas de deteção de 59 e 56%.
No entanto, os cientistas sentem a necessidade de efetuar este teste em mais pessoas, para obterem uma melhor apreciação do sucesso deste novo método.
Ainda assim, a pesquisa mostra que o novo exame parece fazer sucesso na deteção de cancros atempadamente procedendo assim a uma cura mais rápida e fácil. Resta saber o desfecho final da situação, com novos testes e resultados, e verificar se este exame vai começar a ser aplicado, algo que poderá levar imenso tempo.
Sem comentários