Novidades

Microsoft lança o seu DataCenter subaquático

Imagem

A Microsoft lançou ontem o seu DataCenter (Centro de Dados) subaquático. Este centro de dados visa melhorar a velocidade da Internet e reduzir a poluição causada pelo arrefecimento dos mesmos.




Segundo a Microsoft este datacenter subaquático irá aumentar a velocidade da Internet visto que imensas pessoas moram junto do mar, por isso ao ficarem mais perto dos datacenters a velocidade da transferência de dados será maior.

Quase metade da população mundial mora perto de grandes extensões de água. Ter centros de dados mais próximos de milhares de milhões de pessoas que usam a internet vai garantir uma maior rapidez de navegação na web, de streaming de vídeos e jogos, ao mesmo tempo que as empresas podem usufruir de tecnologias baseadas na inteligência artifical.                           
                                                                           
                                                           - Cindy Rose, presidente executiva da Microsoft UK


Imagem
 
Este centro de dados da Microsoft visa também reduzir os custos de arrefecimento (e consequentemente a poluição gerada pelo mesmo) visto que deixa de existir a necessidade de utilizar aparelhos de ar condicionado para arrefecer os datacenters.

Acreditamos que, na verdade, temos um arrefecimento muito melhor debaixo de água do que em terra.
                              - Ben Cutlerum dos funcionário da Microsoft responsável pelo projeto


O novo centro de dados da Microsoft vai ser acolhido na unidade de investigações de Orkney, na Escócia, por ser o maior centro de estudos relativos a energias renováveis do mundo.

Com a forma de um cilindro, este DataCenter foi construído em França Naval (fabricante de navios), foi depois carregado com os servidores da Microsoft e posteriormente enviado para Orkney.

O novo centro de dados é alimentado por um cabo subaquático que o permite ligar à terra.

O aparelho poderá ficar submerso no água durante 5 anos. Apesar deste novo datacenter ser inovador e muito mais amigo do ambiente, existe um problema: caso algo se avarie não poderá ser consertado.

O que achas da nova ideia da Microsoft?

Sem comentários