Novidades

MIUI: Como foi a mudança para a UI da Xiaomi? O que acho dela? (experiência pessoal)



Desde que comprei o meu primeiro topo de gama da Samsung (Galaxy S4) fiquei fã da marca e da Samsung Experience não só pelo design como também pelas suas funcionalidades extremamente úteis.
Passados quatro anos senti necessidade de trocar o meu Galaxy S4 e optei por experimentar mudar-me para a Huawei visto ter melhor relação qualidade / preço. Acabei por comprar um Huawei P8 Lite 2017 que, sinceramente, foi a minha pior compra no que toca a smartphones. Nos primeiros meses tudo parecia correr bem, o smartphone era rápido e não tinha notado quaisquer bugs (a única coisa realmente má era o design da EMUI). Passados 6 meses começam a surgir os primeiros problemas, bugs e mais bugs na EMUI que mesmo após vários resets teimavam sempre em reaparecer. Obviamente que já estava farto do smartphone e já estava a planear a compra de um smartphone. O pensamento era sempre o mesmo "Tem de ser da Samsung, a qualidade paga-se e o barato sai caro!".


Ora por incrível que pareça participei num sorteio de um Xiaomi Redmi 5 Plus e não é que o ganhei? O meu primeiro pensamento foi logo "Vai ser bom para me safar mas entretanto vou ter de o vender para comprar um Galaxy A8 da Samsung", e era aqui que eu estava redondamente enganado.
Após uma longas 3 semanas de espera, chega a minha casa o Redmi 5 Plus e posso dizer que foi amor à primeira vista. O smartphone para além de ser muito bonito por fora aparentou ter uma UI (User Interface) bastante interessante tinha também hardware mediano, equivalente ao do Galaxy A8 da Samsung mas por apenas 200€ contra os 400€ do Galaxy A8.

 

Mudar para a MIUI, como foi a experiência?


Após uma semana de uso fiquei apaixonado pela MIUI (User Interface da Xiaomi) que me surpreendeu pela positiva e fez-me esquecer a Samsung Experience após um dia de utilização.
O design da MIUI é um dos mais bonitos que já vi (se não o mais bonito), tudo está organizado por categorias; os ícones são todos similares (o que transmite maior harmonia ao utilizador) e o próprio design da MIUI é no geral muito "light" e moderno já para não falar na fluidez e otimização da MIUI é algo fora do normal.


No que toca a funcionalidades a MIUI é também bastante completa, tudo o que tinha na Samsung Experience encontrei na MIUI. Para além das funções que usava na UI da Samsung a MIUI presenteou-me com muitas mais funções como a navegação por gestos que é muito intuitiva. Eu diria que se fosse mexer novamente num smartphone com botões iria atrapalhar-me pois para mim os botões já são coisa do passado 😆.
Falando em funções a MIUI tem muitas mais mas dou destaque à função Duplo toque para acordar; alarme inteligente, passar 3 dedos no ecrã para fazer um printscreen, App Vault; MiDrop; Bloqueio de aplicações (nativo),possibilidade de ajustar a tonalidade de cor do ecrã, Segundo Espaço e as Aplicações Clonadas.


Concluindo

A mudança para a Xiaomi é muito fácil por parte de qualquer pessoa. Ao inicio pode parecer confuso ou complicado mas depois de dominar a MIUI o utilizador ficará com certeza muito satisfeito e a dificuldade passará a ser deixar de usar a MIUI.
Por fim gostava de relembrar que esta é a minha experiência e a minha opinião pessoal, obviamente que todos temos gostos diferentes mas acredito que a MIUI irá agradar agradar a qualquer um, especialmente na sua nova versão (MIUI 10).

Qual a tua experiência com a Xiaomi?


Sem comentários