Novidades

Encomenda na Alfândega? E agora?


Possivelmente já alguns de vocês ficaram com encomendas retidas na alfândega portuguesa, o que é efetivamente uma chatice. Para além de demorar imenso tempo a desalfandegar, ainda temos de pagar o IVA do produto, taxas adicionais quando aplicáveis, mais transporte, e se vier por uma transportadora tipo DHL, ainda vamos ter de pagar mais e mais.



Há ainda uma série de documentos que precisamos de enviar para a Autoridade Aduaneira, documentos esses que vêm referenciados numa carta que recebemos a informar que a encomenda ficou retida, carta essa que demora normalmente duas a três semanas a chegar, no entanto há algumas maneiras de acelerar o processo.


Para quem segue sempre o tracking das encomendas, terá informação de quando a encomenda ficar retida pois aparecerá uma mensagem com a frase "Envio de notificação ao cliente".


É precisamente nesta altura que podemos acelerar o processo. Em vez de aguardarmos pela carta que pode demorar duas semanas a chegar, vamos enviar um email para a alfândega.
O que devem fazer é enviar um email para o endereço internacional@ctt.pt a solicitar informação relativamente à encomenda com o número XXXXXX. Depois disso receberão um email por parte da alfândega, onde normalmente vos pedem 3 documentos.

  • NIF (Cópia do cartão de cidadão)
  • Comprovativo de pagamento (PayPal, MBway, cartão de crédito, ...)
  • Prints do site onde foi efetuada a compra

Após o envio dos documentos, a alfândega irá dar tratamento à encomenda e despacha-la para a vossa morada. No caso de haver taxas a pagar, será enviada à cobrança.
Quem vive perto da alfândega, a maneira mais rápida é dirigirem-se lá e perguntar pela encomenda. Vão ser-vos dadas informações para a retirar. Têm também o benefício de poder levantar diretamente a encomenda, o que se torna mais rápido, e ainda evitam algum custo extra de despacho.

Contactos da Alfândega

Morada
Autoridade Tributária e Aduaneira
Av. Marechal Gomes da Costa n. 13
1849-001 Lisboa

Telefone
(+351) 707 206 707 / 218 318 142

Email
internacional@ctt.pt

Horário
Segunda a Sexta-feira das 09:00 às 12:30 e das 14:00 às 16:30

Que procedimento utiliza para levantar uma encomenda na alfândega?


Sem comentários