Novidades

Efeito Bokeh - O que é? Como fazer este efeito facilmente?

Imagem: Tekcore
Este termo já não é de agora, embora o tenhamos ouvido mais frequentemente nos últimos tempos. Isso porque os smartphones mais recentes estão aptos para o fazer e por essa razão, tem havido uma maior abordagem ao termo.


O que é o efeito bokeh?


Esta palavra é de origem japonesa, que traduzida para inglês se denomina "blur". Com o termo em inglês talvez seja mais fácil de lá chegar.

Blur significa "mancha" e de facto é isso que acontece. O efeito bokeh tem o objetivo de mostrar a cena principal ou prioritária numa foto, fazendo que todas as atenções se concentrem nesse objeto.

Desse modo, é criada uma área de desfoque. A área que ficará desfocada é aquela que se localiza mais distante do objeto a fotografar. É um efeito normalmente associado a fotógrafos profissionais, no entanto, não é assim tão difícil de ser feito por uma "pessoa comum".


Como produzir este efeito?


Hoje em dia, é possível fazer este efeito facilmente com quase todo o tipo de aparelhos (relativamente recentes) que tenham uma câmara.

Para conseguir este efeito com bons resultados, o ideal é ter uma câmara com um bom diâmetro de abertura, no entanto, pode ser produzido com recurso a outro tipo de técnicas quando isso não acontece.



Nos smartphones com dupla câmara, este efeito é facilmente alcançado. Nos que não possuem dupla câmara é um pouco mais difícil fazê-lo, no entanto, é possível. Em ambas as situações, conseguem obter-se bons resultados nomeadamente quando se está próximo do objeto que queremos priorizar. Deste modo, este efeito será facilmente alcançado. É importante usar a focagem manual.

Em máquinas fotográficas compactas, por exemplo, também é possível fazer este efeito. Um exemplo disso é a primeira imagem deste post, capturada por uma máquina fotográfica compacta com relativamente poucas definições e funcionalidades. Neste tipo de aparelhos, o ideal é ajustar o zoom ótico até o efeito ser alcançado, no entanto, quanto maior for o zoom, melhor o resultado. É recomendado utilizar o modo "Macro", caso exista.

Em câmaras profissionais ou de uma gama mais alta, é recomendado usar uma lente clara com uma grande abertura, devendo configurá-la na sua abertura máxima. Geralmente funciona bem nas f/1.4, f/1.8 e f/2.8. É importante ajustar o modo fotográfico ideal para estas situações.

Da mesma forma que ao encontrar-se mais perto do objeto principal terá melhores resultados, o mesmo acontece caso esteja mais distante do fundo que quer ver desfocado. 


Consegues produzir este efeito nas tuas fotografias? Gostaste do resultado?


Sem comentários